Home > Sketchup Pro > Sketchup 2017 e o my Sketchup – Novidades

Sketchup 2017 e o my Sketchup – Novidades

///
Comments are Off

Um dos programas mais usados para Arquitetura 3D está com uma nova versão: Sketchup 2017.

Este programa é usado por mais de 80% dos profissionais de Arquitetura e é a porta de entrada para o mundo das visualizações Arquitetônicas em 3D.

Além disso, o pacote de novidades da trimble, fora o Sketchup 2017, conta com uma ótima novidade, o uso do programa online, chamado de MY SKETCHUP. Com ele você poderá trabalhar com o software sem a necessidade de instalação do programa.

Ah! não esqueça de fazer os downloads grátis que a nossa loja oferece 😉

O que é o my Sketchup?

O my.SketchUp tem o núcleo básico do programa original, o qual funciona nos navegadores modernos. Você poderá usar os comandos mais comuns do programa como: Draw, orbit, push-pull e criar qualquer volumetria 3D online como se tivesse o programa instalado.

sketchup-2017

Além disso você pode utilizar os modelos do 3D Warehouse para o Sketchup 2017 e versões anteriores, carregando direto da web para o my.sketchup.

O my.SketchUp utiliza o “Trimble Conect” para armazenar seus modelos online, sempre que necessitar. Basta criar uma conta no Trimble e poderá armazenar até 10 gigabytes dos seus 3Ds pessoais.

Novidades do Sketchup 2017

O Sketchup, em seu nascimento há quase dez anos no domínio do Google, era considerado um programa frágil.

Junte esta ideia ao maquinário que tínhamos há dez anos atrás: memoria RAM limitada, processadores idem e saberá que todo este conjunto deixava de fato, o Sketchup bem limitado, quando o assunto era 3ds mais complexos e volumosos.

Porém o Sketchup cresceu e virou, digamos, um adolescente na academia. E, nesta versão, o Sketchup 2017 se alinha ao hardware atual de nossos PCs, aproveitando plenamente o processamento, as placas de vídeo e memória RAM.

Melhorias de performance

Nesta versão, foram realizadas grandes melhorias para o pipeline de gráficos, permitindo melhorias de desempenho em todos os lugares você use um arquivo .skp.

Agora, o SketchUp, o Armazém 3D, o layout, o my.SketchUp, podem renderizar os modelos usando os mesmos algoritmos deixando tudo mais conciso e funcional.

Juntamente com a reformulação gráfica, existem grandes melhorias em matéria de transparência, que agora deve ficar mais rápida e com mais qualidade.

O SketchUp 2017 também melhorou a exibição de várias transparências para fornecer uma visão mais realista de profundidade em vários layers transparentes. Também foi adicionada a capacidade de ajustar o nível de opacidade no modo de raios-X.

Mais rápido e preciso

Modelagem alta DPI

Melhoramento de encaixe e inferência para monitores de alta definição (como Retina Display da Apple). Os pesos das arestas também foram redimensionados ou seja, muito mais precisão quando se deseja selecional um local melhor do desenho, vertices ou linhas. Não vai mais precisar ficar grudado na tela.

A nova ferramenta Deslocamento evita geometrias sobrepostas e auto-interseção. Assim as offsets sairão limpas, cada vez que você tecle ‘F’ (mesmo em layout!)

Retângulos justos

A ferramenta de retângulo agora utiliza o eixo de bloqueio (como as ferramentas de círculo e Polígono). Para encontrar proporções corretas, segure a tecla Shift e faça o desenho.

DWGs com alta fidelidade

Muitas pessoas usam linework de SketchUp em outras aplicações de CAD. Nesta versão de Sketchup 2017 foi melhorado o exportador de .DWG / .DXF para simplificar a vida e deixar tudo muito mais fácil.

 Anteriormente, um arquivo de layout de dez páginas exportava dez .DWGs separadas.

Agora você vai ter apenas um .DWG com dez guias separadas para cada página. Elas são importadas de forma inteligente para o AutoCAD e se comportam exatamente como o esperado. O Scaling inteligente de exportações para o layout é inteligente o suficiente para auto escalar para o tamanho do papel ou para o seu model space.

Desenhos de entidades como rótulos e polígonos são dimensionados para o tamanho do papel. Foi adicionada a opção “Color-by-Layer” para as exportações de CAD, então todas as entidades em uma determinada camada podem exportar como uma cor separada.

SketchUp 3D com cores de eixos personalizadas

No SketchUp 2017 foi introduzida uma personalização para as cores que exibem os eixos e inferência do SketchUp. Espera-se que pessoas com algum grau de daltonismo possa se ajustar e se beneficiar com estes esquemas de cores para fazer os trabalhos de SketchUp e de layout de maneira correta e confortável.

IDs persistentes

Agora, quando você faz uma alteração no seu modelo do SketchUp, as dimensões do esquema são associadas com a atualização do modelo em tempo real. Isto é possível graças a um novo recurso através da plataforma SketchUp chamada de: IDs persistentes.

Estes são os identificadores para a geometria que ajudam o SketchUp (e suas extensões) manipular entidades individuais, como uma aresta ou uma face específica do seu modelo. Basicamente, cada pedaço de seu modelo ficou mais inteligente.

Extension Manager

Um novo utilitário, o Extension Manager organiza e qualifica todas as suas extensões do Google SketchUp. A partir daqui, é fácil ativar e desativar ferramentas personalizadas (ou desinstalá-los totalmente). O Extension Manager também exibe uma assinatura digital de uma extensão, indicando assim se a mesma  se encontra com o padrão de qualidade e segurança deles.

Conheça também o Sketchup Viewer

SketchUp Viewer para HoloLens torna possível envolver colegas e clientes na revisão de projeto experimental: uma nova e poderosa maneira de avaliar, coordenar e comunicar-se em realidade aumentada.

Com o HoloLens, você e seus companheiros de equipe podem praticamente entrar dentro de um projeto, ajudando de maneira clara e eficiente sobre as questões espaciais do projeto.

Com o SketchUp Viewer, você também tem a capacidade de interagir com seus projetos como modelos em escalas holográficas, que completem ou ajudam na necessidade de construir modelos físicos de seus projetos.

A aplicação inclui muitas das ferramentas de visualização, navegação e de informação que você está acostumado a usar no SketchUp. Você pode facilmente sobrevoar em torno de seus modelos de projeto, escolhendo entre a lista das cenas que você criou no SketchUp.

Saiba mais aqui:

https://www.microsoft.com/pt-br/store/p/sketchup-viewer/9nblggh4338q

Novidades para o Layout

Tabelas

Os grandes documentos e arquivos, muitas vezes apresentam informações importantes, por isso é importante ter tabelas.

As tabelas são uma ótima maneira de gerenciar planilhas no Layout. Você poderá criar uma tabela a partir do zero, ou importar um arquivo .csv ou Excel.

As tabelas se comportam como outras planilhas: editar texto, células de estilo, modificar colunas e linhas .

o LayOut para Sketchup faz a referência na planilha original. Para atualizar cada mesa no seu documento é tão simples como um…clique!