Home > Revit Arquitetura > Como implantar o BIM em sua empresa?

Como implantar o BIM em sua empresa?

COMO IMPLANTAR O BIM

Minha gente! Pra quem deseja saber mais sobre como implantar BIM em seu escritório segue o artigo do professor David, nosso professor de Revit! Todos sabem que o BIM será uma das disciplinas obrigatórias para os profissionais da construção civil! Por tanto não fique aí parado!!! Entre para o mundo BIM vc também!

Processos e cuidados no processo de implantação de tecnologia BIM em escritórios de arquitetura, engenharia e construtoras.   

ban skt    

Bem, e agora?

Certamente se você está lendo essa matéria, já foi convencido da força dos recursos BIM: analisou as vantagens, dificuldades e principalmente como ele poderá tornar sua carreira ou empresa mais competitiva.

Minha intenção é mostrar como pode ser feito um processo de implantação com o menor gral de risco possível, visto que, estamos falando de um investimento relativamente alto nos requisitos tempo, dinheiro e mudança nos processos. Como assim riscos? O principal agente é o homem nesse processo de implantação, e uma mudança radical na forma de se trabalhar projetos precisa e merece cuidados especiais.

1. Definição da Diretoria e Gestores

A decisão da mudança em todos os casos conhecidos deve partir da diretoria, sócios ou gestores da empresa. São esses profissionais que devem, acima de qualquer outros, querer a mudança. Não seguir essa regra demandará uma implantação com força limitada pois os gestores precisam não só autorizar investimentos mas também acompanhar, cobrar e usar os benefícios oriundos do novo sistema.

Devem eles definirem o que querem alcançar com o projeto. Tais metas darão o tom da implantação, projetos, treinamentos e apresentações.

Alguns objetivos são:

  • Velocidade de projetos
  • Qualidade de projetos
  • Acertividade de projetos
  • Melhor compatibilização de projetos
  • Melhor coordenação de projetos
  • Planejamento de obras – 4D
  • Quantitativos para orçamentos
  • Orçamento de obras – 5D
  • Gerenciamento pós obra – 6D

2. Consultoria Especializada e Experiente
O processo de implantação envolve, como já foi dito, pessoas, processos e tecnologia. Por esses ingredientes, torna-se complexo essa mudança, exigindo um profissional que entenda cada etapa e se dedique ao processo de qualificar, personalizar e conduzir um novo método de projetar arquitetura e engenharia.

Este Consultor será o regente e reagente de todo o processo.

BAN cad

3. BIM Manager

Independente do tamanho de empresa e de suas atividades, é no início do processo que se faz necessário a definição ou contratação de um BIM Manager. Este profissional é, por definição, um especialista em BIM, entendendo de forma considerável a ferramenta principal e os demais programas relacionados. Deve também conhecer os processos de levantamento, orçamento, planejamento e coordenação de obras, temas diretamente ligados ao BIM.

Como em muitos casos a empresa nem o mercado dispõe desses profissionais, ele deve ser formado dentro da empresa, por isso ele deve ser escolhido no início do projeto.

Como o processo de implantação deve levar meses ou anos, deve ser, se possível um profissional sócio da empresa ou um funcionário já consolidado.

O perfil adequado é uma boa capacidade de comunicação juntamente com uma afinidade com tecnologia.

 4. Etapas de nivelamento e sensibilização

Etapa de uma orientação teórica e registro de processos aplicados atualmente dentro das equipes de arquitetura, engenharia e orçamentação.

Essas etapa será feita através de reuniões e pequenas palestras internas e focadas nas disciplinas desenvolvidas na empresa.

 5. Planejamento de Implantação BIM

Etapa de uma orientação teórica e registro de processos aplicados atualmente dentro das equipe de arquitetura, engenharia e orçamentação.

Visa o levantamento de dados necessários para a construção do Template BIM e sua corespondente biblioteca, visando todas as fases do projeto e tomando como base o projeto piloto escolhido – é tão somente o entender como a Construtora espera ver a expressão gráfica de seus projetos juntamente com o método de orçamentação das várias famílias que compõem o projeto.

Aqui também é melhor definido os objetivos da implantação BIM.

É a etapa mais importante, pois dá estrutura para a construção do template, direciona o conteúdo programático dos treinamentos e dá condições de mensurar os prazos para a conclusão de cada etapa.

Elaborado através de uma série de reuniões que envolve a profissionais ligados à coordenação, arquitetura, orçamento, instalações e estrutura, esta etapa monta o quadro de atividades a serem desenvolvidas e organizadas.

Sua importância é enorme pois trará condições de elaborar a agenda, apresentação de resultados, períodos de treinamentos, peças chave.

Etapa de uma orientação teórica e registro de processos aplicados atualmente dentro das equipe de arquitetura, engenharia e orçamentação.

Visa o levantamento de dados necessários para a construção do Template BIM e sua corespondente biblioteca, visando todas as fases do projeto e tomando como base o projeto piloto escolhido – é tão somente o entender como a Construtora espera ver a expressão gráfica de seus projetos juntamente com o método de orçamentação das várias famílias que compõem o projeto.

Aqui também é melhor definido os objetivos da implantação BIM.

É a etapa mais importante, pois dá estrutura para a construção do template, direciona o conteúdo programático dos treinamentos e dá condições de mensurar os prazos para a conclusão de cada etapa.

6. Construção do Modelo BIM (Template) e Biblioteca Personalizada para Projetos Revit, 4D e 5D

Aplicando as definições de pranchas, simbologias e métodos, será criado um arquivo modelo Revit com as características da Construtora, bem como o ajuste e personalização de componentes segundo as necessidades do Cliente.

Este modelo BIM e Biblioteca de Componentes, administrado por um único profissional escolhido pelo escritório com base no conhecimento avançado das ferramentas Revit, será usado por cada novo projeto do escritório na plataforma BIM. Com isso, os projetos terão um crescente grau de qualidade e desempenho, trazendo ao escritório os benefícios esperados com a migração e modernização.

Abaixo alguns grupos de famílias que receberão edição para uso nos projetos BIM. Muitos desses elementos terão parâmetros específicos como folgas lateral, inferior e superior em janelas por exemplo.

  1. Sala e quarto
  2. Estrutural e Telhados
  3. Guarda corpos e Escadas
  4. Móveis de escritório
  5. Banheiro e Cozinha
  6. Área externa
  7. Vegetação
  8. Academia
  9. Portas e Janelas
  10. Elétrica e Hidráulica
  11. Componentes 2D
  12. Paredes e Pisos
  13. Louças, Metais e Bancadas
  14. Simbologia
  15. Layout básico
  16. Pranchas e Carimbos
  17. Perfis
  18. Simbologia de padrão de corte

7. Treinamento Básico em Revit Architecture 2013 ou 2014 em Português

O objetivo aqui é dar uma visão ampla das possibilidades do programa e ainda trabalhar os principais comandos.

Durante essa etapa, serão estudadas e revisadas as configurações do template personalizado, registrando os ajustes e apresentando as melhorias durante o curso.

Os exercícios serão definidos em conjunto com o Escritório visando atender elementos específicos e gerais do conteúdo programático.

Nessa etapa, estão contempladas a entrega, no ato de fechamento, de todo o material didático para o curso bem como instalações e configurações de equipamentos caso exista essa necessidade.

Número máximo de 20 participantes.

Carga horária

Tratando-se de Curso Intensivo, temos um total de 40 horas, distribuídas em 5 dias de 8  horas diárias de segunda a sexta ou domingo a quinta.

ban 3ds

8. Treinamento Avançado em Revit Architecture 2013 em Português

Essa etapa objetiva tão somente a independência da equipe no que se refere a manutenção plena do arquivo modelo BIM, biblioteca de componentes, modelagem de edificações e os novos estudo de aprimoramento no Ciclo de Vida do Projeto, visto que, com o aprendizado de novos recursos, novas possibilidades de apresentação e coordenação poderão ser implantados.

Como exemplo temos:

Modelagem de projetos com base nos estudos de massa

Modelagem de instrumentos e peças estruturais

Opções de Design

Projetos de reforma

Projetos divididos em etapas construtivas do planejamento

Número máximo de 20 participantes e apenas os que tenham participado do primeiro módulo.

Tratando-se de Curso Intensivo, temos um total de 40 horas, distribuídas em 5 dias de 8  horas diárias de segunda a sexta ou domingo a quinta.

9. Treinamento para Coordenadores de Projetos BIM

Visando criar condições para a análise do modelo paramétrico em qualquer uma de seus fases, este treinamento foca nas ferramentas de análise e construção de tabelas de análise e quantificação integradas a cada um dos programas envolvidos, passando, contudo, pelo entendimento de como funciona as ferramentas básicas de modelagem dos projetos.

Visa também criar a habilidade total de manuseio dos arquivos, objetivando seu efetivo acompanhamento e consequente análise.

Tratando-se de Curso Intensivo, temos um total de 20 horas, distribuídas em 1 semana, sendo 4 horas diárias de segunda a sexta nos horários da manha, tarde ou noite.

10. Projeto Piloto 1

Será a execução de todo o planejamento até então feito, tendo como meta principal acompanhar o inicio dos processos de modelagem e edição, afim de otimizar os processo desde o início.

Supervisionado por nossa equipe e executado por profissionais do escritório, este projeto tornará visível as necessidades de ajustes e aprimoramento do arquivo Modelo BIM e da Biblioteca de Componentes.

Nessa fase também teremos o treinamento de manutenção do Arquivo Modelo BIM.

Seu tempo de execução e acompanhamento está diretamente relacionada a:

  • Tamanho do projeto,
  • Complexidade,
  • Disciplinas envolvidas,
  • Resultados esperados,
  • Equipe definida para sua execução e
  • Prazo para conclusão

11. Suporte Técnico

Com a construção do template, finalização da biblioteca base para os projetos seguintes, conclusão de 1 projeto piloto e qualificação de maior parte (ou toda) equipe de trabalho, essa fase dá a segurança necessária para o Escritório manter seu processo de implantação, que, em geral, começa a se expandir para novas equipes.

Essa etapa se dará de visitas quinzenais e atendimento offline via email, telefone, Skipe (ou similar) e Dropbox (ou similar).

Normalmente tem duração de 6 ou 12 meses.

FONTE:

David Silva Pinto. O nosso Consultor BIM e professor de Revit, agora ADN Oficial da Autodesk!!!

Conheça os cursos do David:

O curso mais que completo de Revit, com ele o aluno vai aprender a desenvolver projetos no programa considerado o mais eficiente para Arquitetura:

Para saber mais sobre o curso de REVIT COMPLETO com 4 módulos: basico, intermediário, avançado, implantação BIM + TEMPLATE EXCLUSIVO+ BIBLIOTECAS DE FAMÌLAS clique nos links a baixo:

REVIT-DAVID-500x550

CURSO REVIT COMPLETISSIMO: http://www.aarquiteta.com.br/curso-revit-2015-projetos-prefeitura-completo/

E para conhecer o curso exclusivo de Revit Proejtos de Prefeitura, onde o aluno vai aprender a desenvolver projetos obrigatórios para todos os profissionais de engenharia e arquitetura, clique  a baixo:

CURSO REVIT PREFEITURA: http://www.aarquiteta.com.br/curso-revit-2015-projetos-prefeitura-completo/

COM TEMPLATE PREFEITURA GRÁTIS!!

O curso está em pré-venda e em breve será lançado para todo o Brasil com frete grátis!

LEIA O ARTIGO QUE ESCREVI SOBRE REVIT E AUTOCAD PREFEITURA: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS! VALE A PENA!:

http://www.aarquiteta.com.br/blog/projetos-de-prefeitura/revit-prefeitura-x-autocad-prefeitura/

Gostou da dica?

Para acompanhar meu trabalho e ficar por dentro das dicas da A Arquiteta, bem como de novos cursos, tutoriais e e-books, você pode se inscrever em nosso site assinando o informativo no www.aarquiteta.com.br/loja
Você pode também se inscrever aqui no blog, em um campo aqui na barra lateral a sua direita na parte superior pra sempre receber as novidades direto em seu e-mail em www.aarquiteta.com.br/blog
Curtindo também a minha página no Facebook você também fica por dentro dos assuntos de maior ibope: https://www.facebook.com/Aarquiteta
E assinando o meu canal do youtube você recebe as notificações de novos videos que disponibilizo para voces:

http://www.youtube.com/user/lucpaixao
Seguindo esses passos estaremos sempre em contato!
Bons estudos, bons projetos e muito bons negócios!
Luciana Paixão
A Arquiteta

Deixe um Comentário