Home > Revit Arquitetura > Archicad x Revit: Qual software escolher?

Archicad x Revit: Qual software escolher?

Olá pessoal estou trazendo mais um artigo para esclarecer algumas dúvidas dos alunos na hora de escolher um software com o conceito BIM.

Muitos perguntam Luciana qual o melhor “Revit ou ArchiCAD”?

Vou relatar um pouco sobre a história desses softwares poderosos, mencionando as características de cada em seus pós e contras.

ArchiCAD: é um software arquitetônico desenvolvidos pela empresa húngara Graphisoft.

– Revit: é um software para a arquitetura desenvolvido pela Autodesk.

Ambos trabalham com modelagens arquitetônicas em visualização 2D e 3D para elaboração de projetos e detalhamento. Continuamente ambos são softwares BIM (Building Information Model) que significa Modelo de Informação da Construção e/ou Modelagem de Informação da Construção. Que consiste basicamente em um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um edifício.

  • O ArchiCAD solicita mais da memória RAM do computador.
  • O problema mais conhecido do Revit é a falta de recurso de multi-processamento. Esta falta de energia faz com que o gere visualizações de forma muito mais lenta do que o ArchiCAD. 

–  ArchiCAD tem seu maior numero usuários situados na Europa.

–  Revit tem o maior numero de usuários na situados América.

O Revit é mais fácil de usar, mais fácil de aprender. E cada vez mais cresce o número de usuários.

Vamos ao pós e contras:

Ambos ArchiCAD e Revit tem uma numeração folha automático, mas o Revit não manter a numeração corretamente após uma folha tenha sido removido ou renomeado.

Ambos os aplicativos automaticamente colocam a escala para os títulos de desenho.

  • O  Desenho em ArchiCAD recebe automaticamente o número depender suas posições na folha.
  • No Revit você tem que digitar o número manualmente. Por exemplo: você tem uma varredura de a, b, c, d ; para colunas e 1, 2, 3, 4.
  • Revit não suporta arrastar e soltar para inserir arquivos externos para o projeto. Você é obrigado a usar a guia de inserção para ser capaz de inserir um arquivo externo, como um PDF e JPG. 
  • ArchiCAD permite aos usuários alterar os tamanhos caneta para desenhos diferentes antes de imprimir; mesmo que todos eles estão em uma folha. Significa que o usuário pode definir o tamanho da caneta para cada detalhe antes de enviar para imprimir sem alterar o modelo real. 
  • ArchiCAD oferece fabricante de PDF como padrão, mas Revit precisa de um terceiro instalado na estação de trabalho para ser capaz de imprimir em PDF. 
  • Revit não mostra a profundidade tão bom como o ArchiCAD faz. 
  • Revit não suporta pesos de linha dependem das vistas de elevação com base em sua distância do marcador de elevação ou plano de corte.
  • ArchiCAD permite aos usuários dimensionar o modelo em 3D. Isso torna mais fácil para os empreiteiros para construir um detalhe, vendo a dimensão em um detalhe 3D. 
  • ArchiCAD permite aos usuários criar novo padrão de hachura com muita facilidade. Fazer tal coisa que no Revit é quase impossível. 
  • Revit não suporta sistemas de rede curvas, mas ArchiCAD suporta quase qualquer forma, conforme necessário para justificar seu projeto. 
  • O ArchiCAD dá mais liberdade para projetar, e não vai chocá-lo com surpresas.

Mas sem sombra de dúvidas pra quem está começando o Revit se torna uma ferramenta mais fácil e leve de manuseio aos usuários.

  • Revit é um único arquivo de dados que pode ser partilhado entre vários usuários. Planos, seções, elevações e legendas, são todos interligados, e se um usuário faz uma mudança de um ponto de vista, os outros pontos de vista são atualizados automaticamente. 
  • Com o Revit os usuários podem criar seus próprios objetos 2D e 3D para modelagem e elaboração de projetos ou importá-los de uma outra plataforma CAD, exemplo DWG, DXF, DGN, SAT ou SKP. 

Vale ressaltar que o Revit ainda parece ser novo no mercado, não subestime o que ele pode fazer. Ainda temos os famosos Bugs no Revit o que no ArchiCAD é raro. Isso usando a mesma máquina para o mesmo teste.

Um exemplo básico disso: Auto CAD e SketchUp.

Em relação ao Auto Cad 3D ela é muito mais antigo (mas todo ano o software atualiza); o SketchUp é novo, e a cada versão melhora muito mais.

Se vocês me perguntasse qual eu apostaria eu indicaria o Revit, pois por ser da Autodesk o mesmo fabricante do AutoCAD, a interface é mais próxima e possui maior procura aqui no Brasil.

Atualmente manipular um software de desenho não é mais suficiente para ingressar no atual mercado de trabalho. Hoje em dia para se conseguir um bom estágio você precisa dominar ao menos um software paramétrico!

Se você deseja entrar para o mundo BIM conheça nossos cursos FORMAÇÃO BIM com Revit Arqutitetura e ArchCAD 

VOLTADO PARA ESTUDANTES E PESSOAS INTERESSADAS EM DESENVOLVER PROJETOS PARA APROVAÇÃO EM PREFEITURA MUNICIPAL OU AINDA PRA AQUELES PROFISSIONAIS QUE UTILIZAM AUTOCAD E AGORA DESEJAM DESENVOLVER SEUS PROJETOS EM REVIT ARQUITETURA.

[BÔNUS]

Neste pacote você ganha de presente (TOTALMENTE GRATUITO) o e-book Projetos de Prefeitura da PROF. LUCIANA PAIXÃO.

[BÔNUS]

Comprando o curso de Formação BIM Revit Arquitetura + Archicad 15 você Ganha uma linda caneta touch.

Frete Grátis para todo o Brasil!

Agradecimentos a Angélica Ponciano pela colaboração na escrita deste artigo.

Luciana Paixão

A Arquiteta

Blog: www.aarquiteta.com.br/blog

Facebook: www.facebook.com/aarquiteta

Instagram: www.instagram.com/aarquitetablog

Youtube: www.youtube.com/lucpaixao

Deixe um Comentário