Home > Projetos de Prefeitura > Uma casa barata construída em um dia usando apenas uma ferramenta.

Uma casa barata construída em um dia usando apenas uma ferramenta.

///
Comments are Off

Esta casa barata e minúscula saiu por US$ 10.000 ( + ou – R$30.000,00 ) e pode ser construída com uma chave allen em menos de um dia.

A Sra. Fan é de uma família tradicional chinesa. O que se espera de recém-casados ​​como ela é o que a maioria das pessoas esperam: comprar um carro e mudar para uma nova casa nos subúrbios para iniciar a próxima fase de sua vida.

Mas para as pessoas já com os seus 30 anos e que desejam ser financeiramente independente, o preço astronômico de um imóvel em Pequim torna a compra de uma casa por conta própria quase impossível.

A Sra. Fan nasceu e cresceu no bairro de Guangcai Hutong, no centro histórico de Pequim. Quando ela estava no colégio, sua família tinha se mudado para os subúrbios, enquanto seu bairro antigo, com infra-estrutura desatualizada e superlotação, continuava a descer em condições semelhantes a uma favela.

Mas Fan nunca se acostumou a torres residenciais suburbanas, preferindo a intimidade da comunidade tricotada de onde ela veio.

 

Sra. Fan e sua casa barata construída com 1 unica ferramenta

O custo da Plugin House, – nome dado a sua casa barata – é trinta vezes menor do que o custo de comprar um apartamento comum. O padrão de vida e a eficiência energética de um  “Plugin” é igual ou superior ao das novas torres de apartamentos. E seu deslocamento diário para o trabalho agora é reduzido de quatro horas para apenas uma hora. O “Plugin” substitui parte da casa antiga e adiciona novas funções, como uma cozinha e um banheiro.

A vizinhança de Guangcai Hutong não tem nenhum sistema de esgoto, assim que os toaletes públicos são geralmente a única opção. Mas um sistema de toalete de compostagem off-the-grid integrado no plugin torna a vida muito mais conveniente.


A casa é projetada apenas para a Sra. Fan. O teto da sala de estar se estende para cima para fornecer um espaço de altura dupla com clarabóias de cada lado. A luz solar é canalizada de cima para inundar o interior anteriormente escuro com luz.

Para aliviar a Sra. Fan de sua claustrofobia, a pequena casa de banho também tem uma clarabóia, mas recebe a luz solar refletida de uma tela  azul. Mesmo em dias sombrios, o banheiro é coberto em um tom azul. Um deck de telhado dá a sua sala de respiração do ambiente denso e espaço social privado.

 

Originalmente desenvolvido para o Courtyard House Plugin , o Plugin House System é impermeável e pode ser usado sem uma estrutura existente.

Estes módulos pré-fabricados incorporam isolamento, acabamento interior e exterior em uma peça moldada.Os Painéis do “Plugin” podem se anexar um ao outro com um bloqueio integrado sendo assim, muito fácil de ser montada e concluída por duas pessoas não qualificadas e uma única ferramenta em um único dia. A fiação e encanamento são integrados nos painéis compostos moldados.


A forma arquitetônica do Plugin não é definida pelas limitações impostas pelos regulamentos, mas sim pelas demandas negociadas dos vizinhos. Em todos os lados do plugin a estrutura não pode bloquear a luz do sol, a circulação de ar e as vistas das pessoas ao lado.

Mesmo quando a estrutura foi construída, surgiram novas exigências. O material do painel Plugin faz acomodar essas mudanças práticas, cortando partes inteiras do edifício que pode ser feito no local.

Como uma expressão de forças sociais que se cruzam, o Plugin House é um novo vernáculo urbano nascido das condições locais. Para os moradores originais como a Sra. Fan ,voltar para estas partes históricas de Pequim é raro.

Através da melhoria dos padrões de vida por um preço acessível dentro de determinadas restrições sociais o Plugin House tenta respirar nova vida em bairros antigos.

 

Cliente: Sra.Fan
Localização: Guangcai Hutong, Beijing
Data de Conclusão: Julho de 2016
Principal: Ele Zhe, James Shen, Zang Feng
Estrutura do telhado: Beijing Jian Zhong Xin Cai Technology Co., Ltd.
Equipe do projeto: Chen Yihuai, Zhang Zhen
Fotógrafo: Escritório de Arquitetura Popular, Gao Tianxia

Fonte: Inhabitat