Home > Engenharia e Construção Civil > Projeto de Poste de Concreto para Energia Elétrica

Neste artigo vou falar sobre como elaborar um projeto de poste de concreto para entrada de energia elétrica, um assunto bastante pesquisado, mas pouco encontrado por ai.

Considerações inicias sobre a Ligação de Energia Elétrica

Antes de ensinar como elaborar um projeto de poste de concreto é importante que entendamos qual é o procedimento que o consumidor deve seguir para solicitar a energia elétrica de uma obra nova.

Muitas vezes ao iniciarmos uma construção, há duas possibilidades:

1- O lote ou terreno contém uma edificação a ser demolida, portanto já existe uma instalação de energia elétrica no local;

2- O lote ou terreno encontra-se vazio e aí será necessário pedir uma ligação de energia elétrica para que possamos utilizar a energia a fim de começarmos a obra.

Para solicitação de energia elétrica o consumidor deve se dirigir pessoalmente ou fazer a solicitação pela internet, ao órgão distribuidor de energia, ou seja, a concessionária da sua região, e realizar o pedido de instalação/ligação de energia mediante a apresentação dos documentos pessoais para agendamento da visita do técnico.

Para cada região, finalidade de uso e carga, a instalação a ser agendada possui um procedimento técnico especifico. A ligação de residência unifamiliar possui padrão de entrada de ligação individual, que por exemplo, difere de uma ligação de um condomínio residencial, necessitando muitas vezes de projetos de cálculo de carga que uma residência unifamiliar não precisa.

O orgão regulador nacional é a ANNEL – Agência Nacional de Energia Elétrica

concessionarias-energia-eletrica-brasil

Concessionárias por região (Distribuidoras de energia elétrica no Brasil) que fornecem a energia elétrica aos consumidores.

Cada concessionária possui suas normativas técnicas de ligação de energia elétrica, seja ela de uma unidade residencial, comercial e ainda outras ou de um conjunto residencial, comercial e industrial.

A entrada de energia é realizada através de um poste que pode ser de aço tubular, fibra ou poste de concreto e ainda outros modelos de acordo com o uso. Estes são geralmente alimentados pelo Ramal de Ligação da concessionária.

Ao solicitarmos a concessionária a ligação da energia, esta se responsabiliza pelo fornecimento da mesma até a entrada do poste particular do consumidor. Do poste para dentro da edificação o consumidor deve contratar um profissional, no caso o eletricista, para a ligação da sua rede particular.

A concessionária a qual solicitamos ligação de energia elétrica, dispõe de manuais técnicos sobre as condições gerais de instalação e utilização a serem observadas, os quais o profissional deve sempre se basear para elaborar o projeto caso necessário ou ainda instalar o poste de energia, obedecendo assim aos padrões mínimos exigidos pelas concessionárias e as normas da ABNT e ainda a legislação em vigor, de modo a garantir a segurança dos instaladores e usuários. Esses manuais são colocados à disposição para consulta dos usuários e profissionais.

Aprenda a elaborar um projeto de poste de concreto

O padrão de ligação de energia elétrica é comumente composto por poste, caixa de medidor, eletrodutos, fios e disjuntores. É por meio desse poste que a energia distribuída pela concessionária chega até ao imóvel.

 padrao entrada

Sua instalação deve ser dimensionada de acordo com a carga de energia a ser utilizada.

Para ligações de até 100 A (amperes)  podem ser utilizadas caixas Tipo II, P ou E. Já para ligações trifásicas somente a caixa tipo E pode ser utilizada.

 caixas

Quando se trata da instalação através de poste padrão como os de aço tubular com seção quadrada, como na imagem abaixo, o procedimento é mais simples, pois esses postes já obedecem as normas da concessionária, não havendo necessidade de verificação sobre as normas exigidas e ainda outras preocupações.

Veja abaixo um exemplo de poste padrão de entrada de ligação individual com caixas de luz, no caso da Eletropaulo do tipo II, P e E, de carga nominal de até 100 A.

O poste deve ter 7,5 metros de comprimento, homologado pela concessionária e deve sempre ser instalado na linha de divisa da propriedade do cliente (no caso da minha região de localização a instalação será feita pela Eletropaulo).

poste

Projeto de poste de concreto para energia elétrica

Se ao invés de um poste metálico for executada no local uma coluna de concreto com resistência nominal maior que 100 daN, é necessária a elaboração de uma ART (para os profissionais da engenharia) ou RRT no caso dos arquitetos). Deve-se apresentar cópias da documentação pessoal do profissional além da comprovação profissional como carteirinha do CREA ou CAU, juntamente com o projeto.

O que deve constar no projeto de poste de concreto?

Um projeto básico deve ilustrar as especificações técnicas da coluna, podendo ser o desenho de uma representação em corte da estrutura com as informações de dimensões, ferragem, altura do engastamento, fck do concreto, entre outras, como mostra o exemplo esquematizado abaixo:

especificações-tecnicas-corte-coluna-de-concreto

O tempo de instalação pode variar de 3 a 7 dias úteis, conforme a concessionária.

Lembre-se que este  artigo é genérico e que você deve sempre consultar a concessionária e profissionais habilitados da sua região. Busque por informações específicas que atendam a sua necessidade e de seu projeto.

Bons estudos, bons projetos e muito bons negócios!

Luciana Paixão

A Arquiteta

2 Respostas

  1. Danilo Igor

    Olá Luciana,

    Quanto à tipificação da ART/RRT, em qual tipo ela se classificada?

    I – ART de obra ou serviço, relativa à execução de obras ou prestação de serviços inerentes às profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea;

    II – ART de obra ou serviço de rotina, denominada ART múltipla, que especifica vários contratos referentes à execução de obras ou à prestação de serviços em determinado período; e

    III – ART de cargo ou função, relativa ao vínculo com pessoa jurídica para desempenho de cargo ou função técnica.

Deixe um Comentário