Home > Casa & Jardim > O que é um mezanino?

O que é um mezanino?

///
Comments are Off

Mezanino, um “artifício” arquitetônico que pode criar belos efeitos visuais com funções práticas e de muita utilidade dentro de uma construção, que temos muitas vezes temos a oportunidade de usarmos em um projeto de arquitetura, mas muitas vezes também abrimos mão.

Palavra originaria do Italiano Mezannino, basicamente caracteriza-se por ser um andar intermediário entre o andar térreo e o andar superior de uma edificação.

O acesso se faz por uma escada exclusiva a ele ou comum aos demais andares, ou seja, a escada segue para o próximo andar passando também pelo mezanino.

Exemplo de guarda corpo de proteção no mezanino e de pé direito duplo

Um mezanino pode ser facilmente identificado através de uma laje intermediária entre dois níveis de pisos principais e sempre vem acompanhado de um guarda-corpo para a proteção das pessoas que usam o espaço, já que ele tem um efeito visual parecido com o de uma sacada, só que construída internamente ao ambiente.

Geralmente encontramos muito essa expressão quando vamos ao teatro, pois são chamados mezaninos os primeiros balcões situados logo acima da plateia.

Um mezanino pode ter diversos tipos de uso:

No âmbito Residencial

Pode ser um ambiente de transição, ou seja, um corredor de passagem simplesmente ou pode ser também um espaço projetado para uso determinado como uma sala de estar, de TV, de jogos ou de leitura, entre outras funções.

Exemplo de mezanino de passagem

A comunicação visual que os mezaninos causam é sempre agradável, pois dele vem acompanhado o pé direito duplo, ou seja, a soma de dois pés direitos destinados a um único ambiente.

No âmbito Comercial ou Industrial

Também conhecidos como sobreloja, ele pode ser utilizado como uma espécie de depósito para estoque de material, pode ser também uma sala de escritórios de supervisão com vista privilegiada para todo o negócio situado abaixo do nível onde ele se localiza.

Em alguns casos o mezanino pode conter até painéis movediços para ser fechado e se transformar em uma sala de reunião privativa.

É muito comum serem construídos em ambientes com pé direito muito altos, como galpões comerciais, lojas, bares e restaurantes.

Exemplo de utilização de mezanino em um bar

Um pé direito comum e mais utilizado nos códigos de obra das cidades é de 2,70m livre, considerando 10 a 15 cm de laje, um galpão com 5,50m de altura por exemplo pode se valer perfeitamente da construção de um mezanino. Dependendo do que diz o código de obra alguns mezaninos podem ter até 2,50m de altura.

É muito importante prestar atenção ao tipo de uso que o mezanino poderá ter, principalmente no âmbito industrial, pois é essencial que seja avaliada a estrutura a qual foi utilizada na construção do mesmo para evitar sobrecargas de peso durante a sua utilização, como depósitos de materiais ou maquinários muito pesados, evitando assim acidentes com desabamentos.

Não tenha medo de criar mezaninos em seus projetos, pois os mezaninos proporcionam um efeito de modernidade e sofisticação singular, super agradável, ainda mais quando associado ao efeito visual ocasionado pelo pé-direito duplo formado entre os dois níveis entre lajes.