Home > Mundo Arquitetura > Patrimônio: UNESCO: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Patrimônio: UNESCO: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

E em sequência ao post anterior, agora falaremos sobre  a UNESCO: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura

Vamos conhecer um pouco sobre a UNESCO no Brasil  http://www.unesco.org.br/

O Brasil tem sido membro da UNESCO desde 1946. A Organização abriu seu escritório no Brasil em 1964, no Rio de Janeiro, e mudou-se para Brasília em 1972. Hoje, o Escritório da UNESCO em Brasília conta com escritórios antena em várias capitais brasileiras.

A Organização é associada a uma enorme gama de iniciativas nacionais para contribuir com o combate à pobreza, com a construção de uma cultura de paz e não-violência, com a exclusão social, com a capacitação de professores e profissionais de várias áreas, com a proteção e preservação de patrimônios históricos, naturais e intangíveis, e com contribuições para o desenvolvimento sustentável, científico e tecnológico.

Em um país onde o índice de analfabetismo entre pessoas com mais de 15 anos de idade é de maior que 12%, a UNESCO trabalha para priorizar a educação para todos alinhada com os compromissos feitos no Fórum de Dacar, em 2000.

Histórico

A Representação da UNESCO no Brasil foi estabelecida em 19 de junho de 1964 e se tornou Escritório Nacional no âmbito do Cluster Mercosul + Chile desde a nova estratégia de descentralização implementada pela sede da UNESCO. Em Brasília, o escritório da UNESCO iniciou suas atividades em 1972.

A partir de 1992, suas ações adquiriram um novo impulso, motivadas inicialmente pela Declaração Mundial sobre Educação para Todos. A Representação, percebendo a importância desse compromisso na política educacional do país, iniciou entendimentos com o Ministério da Educação com vistas a um diálogo permanente de como a UNESCO poderia contribuir na concretização dos ideais de Jomtien. Em 1993, com base no Acordo Geral de 1981 (Acordo de Cooperação Técnica em Matéria Educacional Científica Cultural entre o Governo da República Federativa do Brasil e a UNESCO), foi assinado o primeiro plano de trabalho com o MEC, como mecanismo auxiliar à decisão do Governo de elaborar o Plano Decenal de Educação para Todos.

Aos poucos, as atividades da Representação foram se ampliando, multiplicando-se as articulações e convênios de cooperação técnica, tanto com o governo como com a sociedade civil.

Atualmente, as atividades da UNESCO no Brasil situam-se predominantemente nos setores da Educação, Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Cultura, Comunicação e Informação. Em todos esses setores, a UNESCO tem procurado atuar com base nas convenções e nos compromissos internacionais firmados pelos Estados Membros em diversos eventos e conferências.

A atuação da UNESCO no Brasil ocorre prioritariamente por intermédio de projetos de cooperação técnica com o governo. Eles têm sempre o objetivo de auxiliar a formulação e operacionalização de políticas públicas que estejam em sintonia com as grandes metas acordadas entre os Estados Membros. A atuação da UNESCO ocorre também com instâncias da sociedade civil, na medida em que seus propósitos venham a contribuir para as políticas públicas de desenvolvimento humano.

Representantes da UNESCO no Brasil:

1975-1977 – Alfonso de Silva (Peru)

1977-1982 – Gustavo Lopes (Colômbia)

1982-1984 – Sem representante

1984-1986 – Carlos Carrasco Fernandez (Bolívia)

1986-1989 – Gil Fernandez (Cabo Verde)

1989-1996 – Miguel Angel Enriquez Berciano (Espanha)

1997-2005 – Jorge Ricardo Werthein (Argentina)

2006 – Rosamaria Durand (Canadá)

2006 – data atual – Vincent Defourny (Bélgica)

Como Opera a UNESCO

A Conferência Geral dos Estados Membros, órgão supremo da UNESCO, reúne-se a cada dois anos. Seguindo o princípio de um voto por país, a Conferência Geral aprova o Programa e o Orçamento da Organização, assim como documentos substantivos que sejam apresentados em sua plenária (ex. Declaração Universal da Diversidade Cultural).

O Conselho Executivo, composto de 58 representantes dos Estados Membros, reúne-se duas vezes por ano. Atuando como conselho administrativo da instituição, prepara o trabalho da Conferência Geral e é responsável pela execução efetiva das decisões da Conferência.

O Secretariado é o braço executivo da Organização. Sob a autoridade do Diretor-Geral, eleito para um mandato de 6 anos, seus funcionários implementam o programa adotado pelos Estados-membros.

– O posto de Diretor-Geral é atualmente ocupado por Koichiro Matsuura, que, em 2005, foi reeleito ao cargo para mais 6 anos de mandato;

– 2,160 funcionários internacionais, técnicos e outros profissionais são membros do Secretariado. Cerca de 645 trabalham fora da Sede em um dos 73 escritórios regionais e unidades ao redor do mundo;

– 191 países estabeleceram uma Comissão Nacional da UNESCO, constituída por representantes nacionais ligados a comunidades educacionais, científicas e culturais;

– No Brasil, a Comissão Nacional da UNESCO é representada pelo Instituto Brasileiro para a Educação, a Ciência e a Cultura (IBECC), localizado no Rio de Janeiro e chefiado pelo Sr. Gentil Neto.

– 344 organizações não-governamentais (ONGs) mantém relações oficiais com a UNESCO, e muitas outras cooperam com os setores da Organização;

– 173 Estados Membros estabeleceram delegações permanentes perante a UNESCO, em Paris.

A Delegação Brasileira perante a UNESCO é chefiada pelo Embaixador Luiz Filipe de Macedo Soares.

UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura foi fundada em 16 de novembro de 1945. Para esta agência especializada das Nações Unidas, não é suficiente construir salas de aula em países desfavorecidos ou publicar descobertas científicas. Educação, Ciências Sociais e Naturais, Cultura e Comunicação são os meios para se conseguir atingir um objetivo bem mais ambicioso: construir paz nas mentes dos homens.

Hoje, a UNESCO funciona como um laboratório de idéias e como uma agência de padronização para formar acordos universais nos assuntos éticos emergentes. A Organização também serve como uma agência do conhecimento – para disseminar e compartilhar informação e conhecimento – enquanto colabora com os Estados Membros na construção de suas capacidades humanas e institucionais em diversos campos. Em suma, a UNESCO promove a cooperação internacional entre seus 191 Estados Membros e seis Membros Associados nas áreas de educação, ciências, cultura e comunicação.

A UNESCO está trabalhando para criar condições para um genuíno diálogo baseado no respeito a valores compartilhados e na dignidade de cada civilização e cultura. Este papel é crítico, particularmente face ao terrorismo, o qual constitui um ataque contra a humanidade. O mundo requer urgentemente de visões globais de desenvolvimento sustentável baseado na observância dos direitos humanos, respeito mútuo e na erradicação da pobreza. Visões estas que estão todas no cerne da missão da UNESCO e em suas atividades.

Através de suas estratégias e atividades, a UNESCO está ativamente dedicando-se a atingir o Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas.

Aprenda comigo tudo o que eu aprendi no estagio e faça a diferença na sua carreira! Coloquei tudo no meu E-BOOK! Que você pode adquirir na minha loja por um precinho super camarada! Afinal de contas são conhecimentos de anos de experiencia, tudo compilado pra você aprender em pouquíssimo tempo! Pelo menos em muuuuuito tempo do que eu levei pra aprender! Ah se eu tivesse um e-book assim pra mim na minha época de faculdade… teria facilitado taaanta coisa!!!

Então… Quer aprender a fazer os diferentes projetos de prefeitura e ainda aprová-los? Pois conheça meu curso em DVD + e-book Projeto de Prefeitura:

aarquiteta-4-em1

Saiba mais clicando na imagem a cima!

Gostou deste post? Curta nossa página e compartilhe-a com os amigos no facebook: https://www.facebook.com/Aarquiteta

Assine o nosso blog na barra lateral a sua direita e nosso canal do youtube:  http://www.youtube.com/user/lucpaixao para receber as novas postagens de videos em primeira mão e ainda concorrer a sorteios!

Cadastre-se em minha loja de cursos e faça o download de materiais e bibliotecas totalmente gratuitos:  http://www.aarquiteta.com.br/loja

Me ajude a divulgar esse trabalho! Assim como você outras pessoas podem se interessar!

MUITO OBRIGADA!

Luciana Paixão

A Arquiteta

Você também pode gostar de
Patrimônio: IPHAN: Instituto Patrimônio Histórico Artístico e Nacional

Deixe um Comentário