Home > Maquetes eletrônicas > Maquete eletrônica e a visualização de alegorias do carnaval.

Maquete eletrônica e a visualização de alegorias do carnaval.

///
Comments are Off

Há exatos quatro anos, o nosso aluno de Unreal, 3DsMAX e V-Ray Tiago Vaz não tinha noção que um dia os seus trabalhos de maquete eletrônica seriam tão requisitados. Principalmente se tratando de modelos de alegorias.

Na época, ele foi chamado pelo carnavalesco Alex de Souza, residente na G.R.E.S. União da Ilha, para ajudá-lo na criação dos carros alegóricos.

Segundo Tiago: “O Alex tem o carro todo criado na cabeça. Ele me fornece imagens referência de objetos e estruturas que ele pretende usar na composição e a gente começa a modelagem 3D”.

Processo de trabalho

Tiago conta ainda que em seu processo de trabalho utiliza os softwares Sketch Up, AutoCAD, V-Ray e Lumion. Os dois primeiros são para modelagem 3D e plantas executivas, respectivamente. Ou seja, após a modelagem 3D ele fornece plantas executivas para o pessoal da montagem (Ferreiro e carpinteiro).

 

G.R.E.S. Unidos de Vila Isabel – Carro 4 – Black Music from Vaz Produções on Vimeo.

Ele ainda destaca que essas plantas servem como referência dimensional de montagem, ficando a especificação de materiais e o cálculo estrutural a cargo de outros profissionais da escola. Para finalizar, os programas V-Ray e Lumion são usados para gerar imagens “shaded” e para fazer vídeos de apresentação, respectivamente.

Ele ainda acrescenta dizendo que as vezes utiliza o Z-Brush para objetos orgânicos a fim de dar mais detalhes na modelagem de algumas partes do projeto.

Carro 5 – Folclore Regional from Vaz Produções on Vimeo.

 

Tempo de projeto

“Foram dois anos de trabalho na G.R.E.S. União da Ilha e mais dois anos na G.R.E.S. Unidos de Vila Isabel. Segundo Tiago: “Vejo como a maquete eletrônica é importante na criação das alegorias, assim como as maquetes físicas e mockups. Você consegue ter uma visão espacial, saber quais os tamanhos os objetos devem ter, se vão caber nos devidos espaços, ou seja, facilita todo o processo de criação.”

Antigamente o carnavalesco fazia o desenho a mão, ficava muito bonito mas tomava muito tempo e sabemos como o tempo é algo precioso e as ferramentas digitais são de extrema importância para a resolução deste problema.

 

Carro 2 – Tango from Vaz Produções on Vimeo.

 

Tiago diz que leva em média, para cada alegoria, 10 dias entre o início da modelagem 3D e a entrega das plantas, impressas em formato A0 colorido e em escala 1/ 50. O vídeo de apresentação ele entrega uma semana depois, ou seja, praticamente em 30 dias conclui-se o projeto de uma alegoria.

Mais informações sobre o Tiago, acesse: www.vazproducoes.com
https://vimeo.com/vazproducoes