Home > Design de Produto e Maquete eletrônica > Tratamento de imagens 3D, como corrigir e dar efeitos em suas cenas.

Tratamento de imagens 3D, como corrigir e dar efeitos em suas cenas.

Salve galera do 3D!!

Nessa nova saga de posts que venho produzindo sobre os cursos e ou programas, o artigo de hoje será sobre tratamento de imagens 3D.

Como vocês sabem uma imagem quando sai do renderizador, seja do 3dsmax, seja do SketchUp ou de qualquer outro programa 3D, ela dificilmente está 100% pronta, dependendo principalmente de qual  for o uso daquela imagem, (se for comercial então, nem se fala, ela deve ser perfeita!! ) ou ainda do nivel de exigência do cliente, ela não pode ser considerada uma imagem de qualidade e fotorealismo se ela apresentar algumas imperfeições de luz e sombra e outras cositas más. E não se trata apenas de correção de erros mas também de dar aquela imagem caracteristicas de fotografia como por exemplo, o foco da lente, coisa que o renderizador infelizmente não faz.

Um ótimo programa para se trabalhar imagens como todos conheçemos é o Photoshop. Quem trabalha com render conhece ou pelo menos ouviu falar dos “Render passes”.  

Sabe quando o V-Ray lhe da a opção de salvar em canais separados o GI da cena, o Reflexo da cena, refração, difuse color,etc? Temos muitos passes e cada resultante destes passes podemos no Photoshop através dos “blending options” ajustar com grande precisão exposição, contrates, curvas, levels e muito mais opções tornando assim a sua imagem de fato fotorrealista!

È muito importante que o usuário saiba as diferenças de salvar um trabalho em png. tiff ou em . exr e quando usar o collor mapping em linear ou exponencial.

Com o uso dos render passes, podemos trabalhar com cada elemento da cena 3d separadamente e adicionar ou remover reflexos, refrações, melhorar a luz, mudar a cor dos spots de luzes, mudar a cor dos objetos sem renderizar novamente suas cenas. Com isso você terá um controle muito mais afinado na sua cena em comparação ao renders normais.

Criar e renderizar caustics para uma piscina é demorado e cruel? Que tal fazer isso em segundos no Photoshop?

Em nosso curso de Pós produção de imagens 3D em Photoshop. vamos estudar como trabalhar com as correções básicas no Photoshop. Esta correção precisa ser feita antes de começar a trabalhar com os render passes.

Vamos estudar e entender melhor os “Blending modes” no Photoshop, que são 23 deles:  Normal, Dissolve, Darken,Color Burn,Linear Burn,Lighten,Screen,Color Dodge, Linear Dodge, Overlay, Soft Light,Hard Light, Vivid Light, Linear Light,Pin Light, Hard Mix, Difference e Exclusion. E aprendendo a saber qual destes modos vai combinar perfeitamente entre as camadas da sua cena seguindo uma hierarquia correta e ajustando a opacidade entre cada uma delas.

Vamos conversar mais sobre ambient occlusion, colorização e gerar estilos diferenciados para a sua cena.

Entender o que uma cena real contém como os efeitos de chromatic aberration, vignete, fil grain, out of focus, depth of field, bokeh effect.

Estas e muitas outras dicas como plugin específicos como o Coloreffects pro, o Magic Bullet looks e mais!

Um exemplo básico foi feito neste trabalho do nosso amigo Maicom Polisuzk: O Caustics foi colocado na pós produção assim como outros tratamentos usando o render passes que saiu do render:

piscina-crua

IMAGEM CRUA SAÍDA DIRETA DO RENDER

 

render-passes

ALGUNS RENDER PASSES UTILIZADOS.

 

piscina jpg pos producao

IMAGEM FINAL COM PÓS PRODUÇÃO

E mais um exemplo: com o render pass “ZDEPTH”  podemos facilmente no Photoshop ajustar o Campo de visão, o famoso Depth of Field de maneira rápida e fácil.. e assim vai… Repare lá no final da piscina no “fundão” como esta desfocado. Este desfoque pode começar logo aqui pertinho da camêra com o mesmo canal de ZDepth, basta ajustar no PS. ;-)

 

zdeph

 

Espero que tenham gostado deste novo curso! Você pode conhecer mais sobre ele em nossa LOJA

3dsmax-com-vray-arte

http://loja.aarquiteta.com.br/Cursos/curso_pos_3d

Espero que tenham gostado das dicas do professor do curso Daniel Kroll.

Bons projetos e bons estudos!

Luciana Paixão

A Arquiteta

WebSite: http://www.aarquiteta.com.br/loja

Facebook: https://www.facebook.com/Aarquiteta

Twitter: https://twitter.com/A_Arquiteta

Blog: www.aarquiteta.com.br/blog

 

Deixe um Comentário