Home > Design de Produto e Maquete eletrônica > Plugins para Sketchup: Aula 01 Plugins do Google

Plugins para Sketchup: Aula 01 Plugins do Google

ban 3ds

Pessoal.

Hoje vou falar novamente um assunto que já foi abordado aqui no blog: Os plugins Ruby.

Como você pôde ver no artigo anterior: APRENDA A TRABALHAR COM PLUGINS RUBY, os Plugins são scripts, como se fossem pequenos programas, que de uma forma geral acrescentam funcionalidade extra ao uso de um programa, aumentando a produção e reduzindo etapas no processo de elaboração de desenhos. No sketchup o Script utilizado é o Scripts Ruby.

O Ruby é uma linguagem de programação que qualquer pessoa pode usar para escrever plug-ins (scripts) para o Google SketchUp. Uma vez instalados, os scripts do Ruby podem adicionar ferramentas, simplificar operações de múltiplos passos e melhorar significativamente a sua maneira de trabalhar com o SketchUp.

Todo feature que você adiciona a um programa chama-se plugin. O Sketchup propriamente dito possui 2 versões: A FREE e a PRO. Operações avançadas, como instalação de plugins são somente permitidas na versão PRO. Na versão Free você tem a possibilidade de fazer seus trabalhos sem nenhum problema mas na versão Pro você faz tudo!

A boa notícia é que você não precisa saber nada sobre a criação de scripts do Ruby (nem de programação em geral) para usar os scripts do Ruby que outras pessoas tenham criado.

Para instalar um script do Ruby, é preciso que você:

1. Faça o download do script em seu computador. 2. Se o arquivo estiver comprimido, descomprima-o. Normalmente é possível fazer isto clicando duas vezes no arquivo. Os arquivos de scripts do Ruby descomprimidos têm a seguinte extensão de arquivo: .rb 3. Feche o SketchUp, caso ele estiver sendo executado. 4. Copie o arquivo do script do Ruby na localização correta de acordo com o seu sistema operacional: Windows: C:/Arquivos de programa/Google/Google SketchUp 8/Plugins Mac OS X: ‘Disco rígido’/Biblioteca/Application Support/Google SketchUp 78SketchUp/Plugins

Como usar os scripts do Ruby:

A localização dos controles do script do Ruby que você acaba de instalar depende do script; alguns podem ser acessados por meio do sistema de menus e outros clicando com o botão direito do mouse sobre elementos do seu modelo.

Alguns scripts do Ruby têm suas próprias caixas de diálogo, enquanto outros nem aparecem na interface do usuário do SketchUp, são apenas scripts de “referência” que proporcionam funcionalidade a outros scripts.

O modo de usar cada script deve estar explicado por seu respectivo autor, provavelmente no local a partir da qual você fez o download do script.

ATENÇÃO: NUNCA APAGUE, MODIFIQUE, ACRESCENTE, NÃO FAÇA NADA COM NENHUM DOS ARQUIVOS CONTIDOS NA EXTRAÇÃO DA PASTA DOS PLUGIN ALÉM DO SOLICITADO. ISSO PODE ACARRETAR EM DANOS IRRECUPERÁVEIS NA INSTALAÇÃO DOS PLUGINS!

SEMPRE FAÇA BACKUPS DA SUA PASTA PLUGIN ANTES DE INSTALAR UM PLUGIN DE ORIGEM DESCONHECIDA, OU QUE VOCÊ NÃO CONFIE NA PROCEDÊNCIA.

Plugins do Google: Aqui estão alguns dos mais úteis plugins do Google, eles são gratuitos e disponíveis para download na página do Google SketchUp Plugins http://sketchup.google.com/intl/en/download/plugins.html, e mais outros plugins especialmente selecionados para o nosso curso.

1.0 Bezier – ‘bezier.rb’  Em termos de modelagem intuitiva o SketchUp é sem sombra de dúvida uma das melhores opções para quem tem pouca, ou nenhuma experiência com softwares 3d mais sofisticados. Mas, apesar de oferecer essa enorme facilidade para criar modelos 3d mais geométricos, a maior limitação do SketchUp é a incapacidade de trabalhar com superfícies curvas. Nos softwares 3d que apresentam ferramentas completas de modelagem, o uso de curvas para criar modelos 3d é fundamental para gerar formas mais orgânicas. Esse tipo de modelagem no SketchUp é limitada pelas suas opções que apresentam apenas a possibilidade de adicionar arcos aos modelos. Eis uns plugin com uma ferramenta maravilhosa para criar curvas de Bezier em duas ou em três dimensões.  Uma vez instaladas, as curvas de Bezier (Bezier Curves) aparecem como um item do menu Desenho. Este script também é um pré-requisito para o script ‘onion_dome.rb’ veja abaixo.

2.0 Retângulo rotado – ‘rectangle.rb’  Permite você desenhar retângulos em qualquer ângulo em qualquer direção dentro do Sketchup. Uma ferramenta para criar retângulos rotacionados com o uso do seu mouse. Uma vez instalado, o item “Retângulo rotado” (Rotated Rectangle) aparecerá no menu Desenho.

3.0 Formas – ‘shapes.rb’  Uma ferramenta para a criação e edição de uma série de formas paramétricas: caixas, cilindros, cones, toros, tubos, prismas, pirâmides e cúpulas. Uma vez instalado, o item “Formas” (Shapes) aparecerá no menu Desenho. Este script requer que você também instale os seguintes scripts: parametric.rb, mesh_additions.rb

4.0 Criador de janelas – windows.rb

Uma ferramenta para criar janelas de dupla guilhotina e janelas deslizantes. Uma vez instalado, o item “Janelas” (Windows) aparecerá no menu Ferramentas. Este script requer que você também instale os seguintes scripts (veja abaixo): parametric.rb

5.0 Grades – ‘grid.rb’

Uma ferramenta para criar grades paramétricas. Uma vez instalado, o item “Grade” (Grid) aparecerá no menu Ferramentas. Este script requer que você também instale os seguintes scripts (veja abaixo): parametric.rb

6.0 Cúpula em forma de bulbo – ‘oniondome.rb’  Uma ferramenta para criar cúpulas em forma de bulbo. Uma vez instalado, o item “Cúpula em forma de bulbo” (Onion Dome) aparecerá no menu Desenho. Este script requer que você também instale os seguintes scripts: parametric.rb, mesh_additions.rb, bezier.rb

7.0 Simplificar contornos – ‘SimplifyContours.rb’

Freqüentemente, os dados de contorno de um local gerados por um agrimensor são bastante densos (com mais de 5000 arestas). A aplicação deste comando a um conjunto de linhas de contorno importadas simplifica a geometria, tornando mais fácil trabalhar

8.0 Paramétrico – ‘parametric.rb’ Para poder usar alguns outros scripts desta página, você precisa instalar este script.

9.0 Suplementos de malha- ‘mesh_additions.rb’ Para poder usar alguns outros scripts destas dicas, você precisa instalar este script. E esse é o foco do nosso curso de Sketchup Pro: Nele além de ensinarmos as modelagens arquitetônicas necessárias para a criação de maquetes eletrônicas, aprendemos a utilizar os plugins gratuitos disponíveis na internet! Você pode encontrar esse material todo de graça, espalhado em vários sites, até mesmo em outros idiomas, mas nos tivemos o trabalho de realizar uma coletânea dos melhores plugins para você e ainda criar as aulas para que você possa aprender a utiliza-los.

É isso aí! São esses alguns dos plugins do Google! Você além de aprender a utilizar o material, você leva o plugin gratuitamente pra você instalar em seu computador.

O seu único trabalho vai ser estudar!!

Para conhecer mais sobre os plugins do Google acesse o video:

ban skt

Para acompanhar meu trabalho e ficar por dentro das dicas da A Arquiteta, bem como de novos cursos, tutoriais e e-books, você pode se inscrever em nosso site assinando o informativo no www.aarquiteta.com.br/loja

Você pode também se inscrever aqui no blog, em um campo aqui na barra lateral a sua direita na parte superior pra sempre receber as novidades direto em seu e-mail em www.aarquiteta.com.br/blog

Curtindo também a minha página no Facebook você também fica por dentro dos assuntos de maior ibope:https://www.facebook.com/Aarquiteta

E assinando o meu canal do youtube você recebe as notificações de novos videos que disponibilizo para vocês: http://www.youtube.com/user/lucpaixao

Seguindo esses passos estaremos sempre em contato!

Bons estudos, bons projetos e muito bons negócios!

Luciana Paixão

A Arquiteta

BAN cad

Você também pode gostar de
Sketchup Pro: Aprenda a instalar plugins Ruby

2 Respostas

Deixe um Comentário