Home > Cursos para Arquitetos > Importando modelagem 3D para Unreal

Neste novo artigo vamos abordar como compatibilizar o seu programa de modelagem 3D com o Unreal 4 através de questões mais técnicas sobre o programa Unreal 4.

Em um dos últimos artigos, Unreal 4 para Arquitetura 3D como você nunca viu, falamos bastante sobre o mercado de 3D e suas tendências.

Modelagem 3D no Unreal

Como você já deve ter percebido o Unreal é um programa maravilhoso, porém nem tudo são flores ao longo do caminho até o projeto final.

O Unreal é um programa de “montagem e organização de meshs”, entre muitas outras coisas.

Ele foi, de fato, concebido para a criação de jogos. Porém, como todo jogo, precisamos de um “lugar projetado”, ou seja, ele não cria ou modela estruturas nele próprio, a não ser formas simples e primitivas.

O Unreal trabalha somente o objeto final e toda criação deve vir pronta de outros programas que desenvolva essa função com mais eficiência. Tudo deve chegar 100% já modelado para aí sim ser finalizada no Unreal.

Essa modelagem pode ter sido criada em outros programas 3D, como os principais mais utilizados na Arquitetura: AutoCAD, 3DMax, Skechup e Revit, mas nada impede que você utilize outro programa de criação de estruturas 3D.

Tudo o que você precisará saber é trabalhar a exportação / importação dessa estrutura vinda de seu programa para o Unreal.

Exportando modelagem 3D para o Unreal

Essa ponte que faz a ligação entre o seu modelo 3D e o Unreal é feita através da exportação de arquivos de extensão .fbx.

O AutoCAD, o 3DSMax e o REVIT trabalham com exportação em .fbx, então tudo o que você tem a fazer é abrir ou importar o seu modelo 3D no Unreal e finalizar o seu projeto.

Contudo alguns outros problemas podem surgir durante esse processo.

Um dos grandes problemas enfrentados por quem trabalha com modelagens em  Revit, MAX e Sketchup é a alta densidade da malha devido ao alto nível de detalhamento de criação do modelo.

Neste caso é altamente recomendado a otimização da malha no 3D antes de começar a se trabalhar direto no Unreal, caso contrário o projeto pode ficar praticamente inviável.

No caso do Revit por exemplo é necessário otimizar essa malha no 3Dmax com uma técnica bem especifica de otimização de malhas para só depois levar o modelo 3D para o Unreal.

Outra questão a ser resolvida no 3Dmax antes de se levar o modelo para o Unreal é a correção das texturas.

Quando importamos um objeto com textura no Unreal, a textura em si e sua coordenada ficam desordenadas, sendo necessário “adaptá-la” ao novo ambiente, que no caso é o Unreal.

Essa correção é feita através de uma técnica para aplicação de texturas: o UV Texture.

 

 

Essa técnica é quem permitirá que seja utilizada a textura vinda do programa de modelagem para que ela possa ser utilizada sem problemas no Unreal.

Já para o Sketchup o processo é um pouco mais simples e direto, pois já existe um plugin que executa a função da UV Texture do 3Dmax  sem a necessidade de se passar por ele antes de ir para o Unreal.

Sem contar que o  arquivo .fbx gerado no Sketchup pode ser trabalhado em programas de otimização de malhas, como por exemplo o Poligon Cruncher.

Felizmente todas essas técnicas são ensinadas em nosso curso de Unreal 4 para Arquitetura.

Um curso ÚNICO no Brasil, com um conteúdo programático que vai desde te ensinar a criar Maquetes Virtuais realísticas de cenas internas interativas, até incríveis cenas externas.

Inclusive utilizando o famoso Oculus Rift para dar imersão à cena, que dará ainda mais asas à sua imaginação na hora de fazer apresentação do projeto para seus clientes, possibilitando a criação de projetos especiais.

Assuntos principais do curso de Unreal 4 para Arquitetura 3D:

* Como importar corretamente arquivos com modelagem 3D aos principais programas 3D de Arquitetura do Mercado;

* O que são os LightMaps e efeitos em texturas especiais da Engine;

* As possibilidades de interação oferecidas pela Unreal 4;

* Como criar ambientes decorados e realísticos de cenas internas;

* Como criar paisagens realísticas em cenas externas; (em breve)

* Oculus Rift e Unreal 4;

* Especial:Otimização de malha 4D para Sketchup.

Você vai aprender através de nosso passo­-a-­passo a criar um apartamento inteiro e ainda como produzir uma cena externa realista de alta complexidade com um nível de interatividade que você nunca viu.

Sucesso,

Luciana Paixão

Deixe um Comentário