Projetos de Prefeitura: Como calcular Taxa de Ocupação e Índice de Aproveitamento

ban skt

Olá Gente!

Ontem uma dúvida surgiu la na nossa página da A Arquiteta no facebook:  facebook.com/aarquiteta e resolvi esclarece-la pelo Blog!

Por isso no post de hoje vamos discutir um item muito importante na elaboração de projetos de prefeitura: O cálculo de áreas!

No e-book Projetos de Prefeitura existe um capitulo especifico sobre esse assunto!

Aplicativo de leitura

Saiba mais em : http://loja.aarquiteta.com.br/index.php?route=product/product&product_id=93

Cadastre-se na loja www.aarquiteta.com.br/loja e faça o download da versão gratuita do E-book!

Bom… Vamos lá!

Para o cálculo de áreas de um projeto, seja ela construção nova ou regularização, o mais importante que vocês devem ter sempre em mente é:

TODA ÁREA COBERTA CONTA COMO ÁREA CONSTRUÍDA!

Não importa qual ambiente  ou qual pavimento seja,  se tem uma cobertura sobre ela, então contabilizada para o quadro de áreas, Exceto pavimento com pé direito duplo, aí você conta uma vez só a área.

Outra coisa importante é o beiral!

Beiral de até 1,00 m de largura não contabiliza como área construída, por tanto não entra para o quadro de áreas, mas se passar de 1,00 m você deve fazer o contorno do perímetro da edificação não pelo extremo externo da parede mas sim pelo contorno da cobertura, ou seja projeção do beiral!

Na maioria das prefeituras funciona assim! E esse é um fator que você deve consultar no Código de Obras da cidade que você pretende aprovar um projeto!

Lembrando sempre: Cada prefeitura tem o seu código de obras, com suas características e exigências próprias regidas por um plano diretor. 

Outra coisa que deixo claro no e-book: Sabemos que temos muitas prefeituras municipais em nosso país, portanto seria leviano afirmar que todas trabalham da mesma maneira. Cada prefeitura tem seu procedimento padrão, suas leis e seus códigos de obras, porém sabemos por experiência profissional que existe o procedimento mínimo a ser atendido para se aprovar um projeto de prefeitura, seja qual for: construção, regularização e etc. É esse mínimo que discorremos ao longo das páginas do e-book Projetos de Prefeitura.

Então vamos lá, vamos voltar aos cálculos de áreas:

Vamos falar sobre o quadro de áreas:

Nesse local é onde estarão indicadas quais são as áreas do lote, assim como as áreas a construir, a reformar, a acrescer e/ou a demolir etc. As áreas são indicadas por pavimentos e são separadas por áreas computáveis e não computáveis:

Figura 17

 Você pode criar o seu quadro como você quiser o importante é que você separe as áreas corretamente.

Áreas computáveis são as áreas habitáveis, aréa onde costumamos usar  o ambiente, ( Garagem Coberta também entra: Duvida do Facebook) como as áreas dos pavimentos, e as áreas não computáveis são as áreas de obras complementares, como piscina e casa de máquinas.

Nesse local também é onde serão anotados os índices urbanísticos como as taxas de ocupação e coeficiente ou índice de aproveitamento.

Para facilitar a verificação do cálculo de áreas é necessário preparar um memorial de áreas, esse memorial de calculo de áreas:

Figura 22

Com esse esquema você consegue separar e visualizar as áreas facilmente o que facilitará o correto preenchimento do quadro de áreas no selo prefeitura.

A parte mais difícil para quem não conhece é calcular o TO e IA ou CA !

Mas para isso existe uma regrinha básica muito fácil de se guardar, Com essa formula você consegue fazer os cálculos e inseri-los no quadro de áreas sem confusão:

TO = ÁREA TOTAL CONSTRUIDA DO PAV. TÉRREO

            ÁREA TOTAL DO LOTE

CA = ÁREA ÚTIL TOTAL CONSTRUÍDA

ÁREA TOTAL DO LOTE

Mas lembre-se, para esses cálculos só entram na contagem as áreas computáveis, áreas não computáveis como piscina e casa de maquinas NÃO!

Subsolo também não entra na contagem do CA, pois ele está abaixo do nível da rua, e CA é sobre o aproveitamento a partir do nível da rua ok

Para acompanhar meu trabalho e ficar por dentro das dicas da A Arquiteta, bem como de novos cursos, tutoriais e e-books, você pode se inscrever em nosso site assinando o informativo no www.aarquiteta.com.br/loja

Você pode também se inscrever aqui no blog, em um campo aqui na barra lateral a sua direita na parte superior pra sempre receber as novidades direto em seu e-mail em www.aarquiteta.com.br/blog

Curtindo também a minha página no Facebook você também fica por dentro dos assuntos de maior ibope: https://www.facebook.com/Aarquiteta

E assinando o meu canal do youtube você recebe as notificações de novos videos que disponibilizo para voces: http://www.youtube.com/user/lucpaixao

Seguindo esses passos estaremos sempre em contato!

Bons estudos, bons projetos e muito bons negócios!

Luciana Paixão
A Arquiteta

ban 3ds

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Aarquiteta

Luciana Paixão

Arquiteta e blogueira! Autora nos blogs: A Arquiteta e Treinamentos. Instrutora dos cursos: AutoCAD, Sktechup e Lumion! Conheça minhas lojas de cursos A Arquiteta e TreinamentosDVD e dê um upgrade no seu currículo!

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInGoogle PlusFlickrYouTube

Confira também:

Projetos de Prefeitura: Para que servem os projetos de prefeitura?
Cursos livres para Estudantes de Arquitetura, Engenharia e Designers de Interiores
Quem pode aprovar um Projeto de Prefeitura?