Home > Livros e E-books > Projetos de Prefeitura: Para que servem os projetos de prefeitura?

Projetos de Prefeitura: Para que servem os projetos de prefeitura?

 

Salve, salve minha gente!!!

Continuando o assunto do post de ontem sobre  que é um projeto de prefeitura e quais são os projetos que fazem parte desses projetos de prefeitura, se você não veja agora aqui! Hoje vou dar continuidade na explicação sobre para que servem os projetos de prefeitura!

São dicas do meu e-book Projetos de Prefeitura o Manual do Profissional Autônomo da Construção Civil disponivel para venda em: www.aarquiteta.com.br/loja

Para que você fique por dentro e aperfeiçoar-se  profissionalmente na sua carreira profissional!

Quer desenvolver e especificar no programa AutoCAD? Conhecer os procedimentos corretos de execução de um projeto de Prefeitura?

Então conheça o e-book Projetos de prefeitura! O manual do profissional autônomo da construção civil. Para Arquitetos e Engenheiros!!!!

ban skt

Nesse livro o leitor aprenderá as técnicas básicas de elaboração dos vários projetos que as prefeituras municipais exigem para regulamentar a construção ou regularização de uma edificação existente, seja ela de caráter residencial ou comercial.  O leitor aprenderá para que servem esses projetos e o que é necessário saber para elaborá-los e aprová-los nas prefeituras de suas cidades de exercício.

Com este Livro, o leitor conhecerá o roteiro dos procedimentos mais usuais no desenvolvimento e aprovação dos projetos de caráter legal, essenciais na carreira dos profissionais da construção civil, que são os projetos de prefeitura. Procedimentos técnicos de extrema importância quando trilhamos o nosso caminho profissional desenvolvendo projetos de arquitetura para nossos clientes.

Os chamados projetos legais, como eles são tecnicamente chamados, e poucamente conhecidos, são documentos de caráter legal, que tem a função de registrar a responsabilidade técnica perante aos órgãos municipais sob os aspectos da configuração arquitetônica dos desenhos de arquitetura e de sua execução no momento da construção.

Quando estamos na faculdade de engenharia e principalmente de arquitetura, uma das disciplinas que, com certeza, fazem parte da grade curricular das universidades são as aulas de Projetos! Claro que o nome da disciplina muda de instituição para instituição, porém, a finalidade é a mesma: que os alunos aprendam a projetar diferentes tipos de arquiteturas ao longo do curso, porém, quando saímos da faculdade, não temos ciência de como colocar em prática as idéias dos nossos projetos, muitas vezes ainda nos formatos de anteprojeto ou estudo preliminar, sob essa ótica legal, para que possamos por em prática oficialmente tudo o que aprendemos nas salas de aula.

Como proceder e de que forma fazê-lo é a pauta deste livro, que servirá como uma espécie de manual básico do profissional autônomo recém-formado. Nele, o profissional encontrará os assuntos práticos pertinentes ao dia a dia do profissional que geralmente não fazem parte da grade curricular das faculdades e que ainda, muitas vezes esses conhecimentos são somente obtidos nos estágios e ou no decorrer da vida prática profissional.

Então vamos láaaaaa!!!!

BAN cad

1.3 PARA QUE SERVEM OS PROJETOS DE PREFEITURA?

Os projetos de prefeitura existem para regulamentar e documentar todo o trâmite de uma construção ou regularização de uma edificação. Uma planta de prefeitura  aprovada é a permissão que o proprietário tem para  construir ou reformar uma edificação.

Essa permissão só é concedida quando elaborada e solicitada por um representante do proprietário, o profissional civil, no caso o arquiteto ou engenheiro. O Profissional deverá estar licenciado junto aos conselhos de engenharia, arquitetura e ainda na prefeitura municipal onde o lote está inserido, para obter a licença para exercer sua profissão.

O profissional devidamente habilitado somente poderá iniciar a obra, ou mesmo montar o barracão da construção no lote, após obter a aprovação do projeto junto à prefeitura municipal, pois só nesse momento ele possuirá a autorização para construir.

A autorização para construir chama-se ALVARÁ, trata-se de um número de registro do seu projeto na prefeitura. Se esse procedimento não for observado corre-se o risco do proprietário ser notificado ou mesmo multado legalmente baseado nas leis municipais vigentes, através das fiscalizações de rua realizadas pelos fiscais da prefeitura por descumprimento da lei.

Ao darmos entrada na prefeitura municipal de uma região com o projeto de prefeitura, o mesmo será analisado pelo corpo de arquitetos e engenheiros do departamento técnico de obras, onde serão observados se todos os itens referentes ao código de obras desse município estão sendo atendidos, como distancias e medidas mínimas, observância dos recuos obrigatórios, taxas de ocupação e índice de aproveitamento de acordo com o zoneamento onde o lote está inserido, entre outros itens.

Cada prefeitura tem o seu código de obras, com suas características e exigências próprias regidas por um plano diretor e, após essa análise e aprovação, a prefeitura concede ao proprietário, representado pelo arquiteto ou engenheiro, o direito de construir através do chamado Alvará de Construção, que é o projeto de arquitetura aprovado.

Quer aprender mais sobre esse assunto? Aprofunde seus conhecimentos com o e-book Projetos de Prefeitura:

Aplicativo de leitura

Cadastre-se na nossa loja de cursos e baixe gratuitamente a versão free AQUI!

Conheça o novo PACOTE DE CURSOS com 8 cursos voltados para a Arquitetura! Um pacote com cursos que eu e minha equipe de parceiros criamos para vocês

São cursos que vão desde a representação de projetos pra você apresentar para o seu professor na faculdade como cursos para quem já se formou e precisa de algumas orientações na área de aprovação de projetos, principalmente em prefeitura e em condomínios.

                       NOVO-PACOTE-8-ARTE-500x550

NOVA FORMAÇÃO ARQUITETURA PREMIUM .

Esse pacote é o melhor pacote de todos! Isso porque ela conta com os cursos MAIS UTILIZADOS na nossa área!

De presente nesse pacote você tem o meu e-book PROJETOS DE PREFEITURA e um PEN DRIVECARD personalizado para você guardar seus arquivos e transporta-los para onde desejar.

Visite nossa loja e adquira já o seu!

Me acompanhe no blog! Muita informação pra você que quer se manter informado no mundo da Arquitetura.

Para acompanhar meu trabalho e ficar por dentro das dicas da A Arquiteta, bem como de novos cursos, tutoriais e e-books, você pode se inscrever em nosso site assinando o informativo no  BLOG.

Você vai receber material com dicas exclusivas e gratutiras como essa pra quem deseja aprender a criar imagens 360 gratuitamente. Veja esse exemplo do  SE INSCREVA AQUI.

Aproveite e se inscreva em nosso canal do YOUTUBE e receba as novidades das aulas gratuitas diretamente e em primeira mão em seu e-mail.

Curtindo também a minha página no FACEBOOK você também fica por dentro dos assuntos de maior ibope:

Seguindo esses passos estaremos sempre em contato!

Bons estudos, bons projetos e muito bons negócios!

Luciana Paixão

A Arquiteta

 

Você também pode gostar de
Projetos de Prefeitura: O que é um projeto de prefeitura?
Como calcular a quantidade de telhas para telhado
10-etapas-de-uma-obra
Conheça as 10 Etapas de uma Obra
Projetos de Prefeitura: Como calcular o quadro de Iluminação e Ventilação.

Deixe um Comentário