Home > Design de Interiores > As 13 etapas de uma reforma de apartamento

As 13 etapas de uma reforma de apartamento

///
Comments are Off

Em continuidade ao assunto abordado no artigo anterior sobre autorização de obra para reforma em apartamentos, vamos conhecer as etapas de uma reforma de apartamento.

Depois de obtida a autorização de início de obra, a equipe de obras já pode dar início aos trabalhos de reforma.

As 13 etapas de uma reforma de apartamento

Proteções

Todo mundo sabe que uma reforma está sujeita a sujeira e poeira, os objetos podem ser riscados ou manchados.

As proteções são um cuidado especial que o empreiteiro precisa ter nas etapas de uma reforma, para que o apartamento seja entregue em perfeitas condições de uso e qualidade do existente para o uso.

Para que não haja danos recorrentes do período de reforma, proteger o existente é fundamental.

As proteções mais utilizadas em uma reforma, antes de começar o quebra-quebra, são para pisos, portas, janelas e vidros.

protecao-04

protecao-03

protecao-02
protecao-01

Demolição

Não tem jeito, se a melhor alternativa de aproveitamento de espaço for a alteração da configuração original do layout do apartamento, realocar ou eliminar paredes, será necessário fazer a demolição no ponto de interferência no existente.

Atenção ao método construtivo do prédio antes de demolir qualquer coisa.

Leia atentamente meu artigo anterior sobre as medidas pré-projeto a serem adotadas antes de mais nada.

No projeto são indicadas todas as interferências como as paredes a demolir e construir:

referencias-demolicao

Nessa etapa é importante termos muito cuidado com a acomodação do entulho dentro do apartamento.

Devemos sempre evitar acumular todo o material em um único ponto, de preferência espalhar os sacos com os resíduos por diversos locais dentro do apartamento para evitarmos problemas ou comprometimentos com a estrutura do prédio, já que estamos falando de reformas em condomínios verticais.

Em residências térreas não é tão necessária essa preocupação, porém em sobrados é sempre bom tomarmos a mesma medida de distribuir o peso do entulho por diferentes lugares no andar ou já ir descendo para o térreo, se for possível.

acomodacao-entulho

O descarte

Entulho é um material que muitas vezes pode ser reaproveitado em alguns programas de recuperação de material para reciclagem dentro da construção civil, mas isso ainda acontece muito pouco.

Portanto é necessário a contratação de caçambas, especialmente as que tenham autorização para o descarte em local correto.

banner-centro-artigo-gerenciamento-de-projeto-de-interiores

Não se pode deixar o entulho nas calçadas ou terrenos vazios da vizinhança, tal procedimento é passível de multa tanto pelo condomínio, como pela prefeitura.

Providenciar o descarte correto é um item importante e também uma preocupação ambiental.

Reconstrução

Depois que demolimos, se o projeto especificar acréscimo de parede, é a hora de construímos novamente!

Paredes de alvenaria convencional ou drywall fazem o novo fechamento do ambiente, gerando uma nova configuração do layout arquitetônico.

Nessa hora o arquiteto é quem vai especificar em projeto qual a melhor alternativa para a reconstrução da nova parede.

Na foto a seguir vemos a demolição do nicho do HomeTheater e o novo fechamento em drywall.

 

Instalações Prediais

Instalação Elétrica

Toda reforma demanda novos pontos de instalação elétrica, além de previsão de automação e infraestrutura de ar condicionado.

Para esse tipo de serviços será necessário contratar um eletricista, pois é ele quem vai puxar novos pontos de tomada e da iluminação.

Dentre as etapas de uma reforma, é nessa fase que também são previstos a passagem das tubulações secas, os chamados conduítes para os novos pontos de iluminação do teto de gesso que serão interligados e levados ao quadro de distribuição.

instalacao-eletrica-01

instalacao-eletrica-02

Ar condicionado e Automação

O eletricista, juntamente com o técnico da empresa de automação, são quem vão cuidar dessa parte do projeto.

É extremamente importante que seja preparada, nessa etapa de uma reforma, a infra do ar condicionado (não esquecer da instalação dos dutos) e deixar previstas as passagens para os serviços de automação como dimerização, automação de persianas, caixas de som no teto (ser for o caso), entre outros.

instalacao-ar-condicionado-automacao01

Por isso é sempre bom consultar uma empresa de automação e ar condicionado antes, para que sejam escolhidos os serviços especiais a serem instalados e também o cálculo correto da carga do ar condicionado, BTUs e etc, de acordo com o permitido pela construtora (consulte o manual do proprietário).

instalacao-ar-condicionado-automacao02

 

Instalação Hidráulica

Para mudanças de pontos de água, de bacias sanitárias, chuveiros, torneiras ou acrescimentos de novos pontos hidráulicos, bem como instalação de pontos de água quente, duchas higiênicas, etc, você vai precisar de um encanador e enquanto estivermos na fase de reforma de uma obra, esta é a hora de realizarmos toda e qualquer mudança.

Tanto o encanador, como eletricista, vão rasgar toda a sua parede para a realização dos novos serviços e é melhor que eles sejam feitos nessa etapa de uma reforma, antes de qualquer acabamento, para evitar o retrabalho e consequentemente o desperdício.

Para esse trabalho de fechamento dos rasgos você vai precisar de um pedreiro.

instalacao-hidraulica01

instalacao-hidraulica02

instalacao-hidraulica03

instalacao-hidraulica04

 

Gesso

O forro de gesso é a uma das etapas de uma reforma mais demoradas. Porém, depois de pronto, é ele quem dará todo o charme ao apartamento.

O gesso possui toda uma infra de alumínio de sustentação que são fixadas nas placas e seladas com uma espécie de pó de gesso.

Nessa fase já devem ter sido passados toda a infra do item anterior e também já marcados os pontos de iluminação através dos conduítes.

É o gesseiro quem vai fazer as tabicas, os detalhes da iluminação como por exemplo as aberturas das sancas e o cortineiro.

Essa etapa de uma reforma é mesmo agoniante, pois essa fase faz muita sujeira, assim como a fase seguinte que já vamos ver. O gesso em pó utilizado para dar acabamento impregna em tudo, é difícil…

gesso01 

Amaciamento de portas e paredes

Quando a construtora entrega um empreendimento, o acabamento infelizmente não é lá 5 estrelas. É passado a massa fina ou gesso e por cima uma pinturinha básica.

Por isso é que fazemos sempre o amaciamento das paredes, que é a aplicação da massa corrida com lixamento posterior.

Se você não se atentar, poderá inclusive ter problemas com imperfeições nas paredes que serão claramente percebidas com o reflexo da luz, assim que forem instaladas as luminárias.

amaciamento-portas-paredes

Para as portas é a mesma coisa, são lixadas, amaciadas e repintadas para dar um melhor acabamento no aspecto final.

Assim como a instalação do gesso, o amaciamento faz muita sujeira, por isso sempre se realiza os serviços que causam mais sujeira antes dos acabamentos finais.

Instalação de Bancadas, Mármores e Granitos

É aconselhado que antes de darmos início a instalação dos revestimentos, seja instalado todas as bancadas.

Alguns tipos de pedras produzem também um pó que suja muito, então é melhor instalar as pedras antes de revestirmos, principalmente, as paredes, e também pela segurança, já que elas estarão chumbadas nas mesmas.

instalacoes-bancadas-marmores-granitos

Pintura

Depois de amaciadas as paredes, podemos dar início a fase da pintura, que ainda não é a fase final, mas apenas uma opção de darmos um pré acabamento enquanto as outras etapas de uma reforma ainda estão em andamento.

Essa primeira demão de tinta é preferencialmente realizada antes da instalação dos revestimentos para evitarmos mancharmos o piso.

Depois de instalados os pisos, podemos dar continuidade nos serviços de pintura final, desde que protejamos o piso já assentado.

Revestimento

Depois da realização de todos os serviços que causam sujeira é que partimos para a instalação dos pisos e azulejos.

Por quê?

Para evitamos sujar ou manchar sua cerâmica ou seu porcelanato.

No caso dos pisos de madeira e derivados vale a mesma premissa, esses serão os últimos dos últimos a serem instalados para evitarmos problemas.

Proteger ao máximo a pintura é importante nessa fase.

A seguir a imagem da proteção da parede durante a realização do contra piso:

revestimento

 

Na imagem acima ainda serão dadas mais algumas demãos de tinta, mas a primeira demão já foi realizada, por isso temos que proteger sempre.

Um item muito importante que deve ser verificado antes de dar início aos trabalhos de colocação de revestimentos é o nivelamento do piso, principalmente se tratando de um imóvel novo, pois assim como no caso do nivelamento das alvenarias, o mesmo pode ocorrer com o piso que pode estar totalmente fora do nível.

Veja na imagem a seguir a diferença de nível entre diferentes pontos dentro do mesmo ambiente.

Por que isso acontece?

As construtoras ao entregarem o apartamento, entregam apenas com uma pequena regularização, direto da laje e não com um contra piso como deveria ser, sendo necessário o nivelamento do piso.

Imagine assentar o piso sem ter checado o nível, a tragédia que é…

Como consequência dessa má execução, será muito provavelmente também necessário acertar a altura das portas, pois elas poderão ficar justas e rentes ao novo piso.

Cuidado com esses pormenores em vistorias de entrega de imóvel.

diferenca-de-nivel01

diferenca-de-nivel02

 

A qualidade da regularização do nível é quem vai determinar o bom resultado no momento da colocação de seu revestimento. A verdade aparecerá no resultado final da instalação.

resultado-final-nivel

Veja este vídeo abaixo, mostrando como estava o apartamento até este ponto que descrevemos:

 

Luminárias

Com a finalização dos serviços de gesso e a primeira demão de pintura, podemos dar início a instalação das luminárias segundo o projeto.

projeto-luminarias

E de acordo com ele, o eletricista já pode fazer as aberturas das luminárias embutidas, cortando o gesso e instalando as luminárias.

Nessa fase da reforma, ele também já pode instalar as tomadas e interruptore,s caso queira já finalizar esta etapa da reforma e deixar tudo funcionando direitinho.

tomadas-e-interruptores

 

Marcenaria e Planejados

Eis a etapa final da reforma, onde finalmente já estão entrando as instalações dos armários.

Este é o momento em que a obra está limpa, praticamente livre do pó, da sujeira grossa, do entulho, de tudo que polua e suje o apartamento.

Os instaladores devem tomar cuidado durante a instalação para não riscar ou sujar paredes e pisos, por isso contrate sempre empresas que dão garantia da qualidade da mão de obra e proteja o piso durante o processo de instalação, até o aceite e entregue da obra.

marcenaria-e-planejados

 

Limpeza da obra

Um bom empreiteiro sempre tem o cuidado de manter sua obra o mais limpa possível, mas para habitar seu novo lar você vai precisar realizar a limpeza fina de todo o apartamento.

Para essa etapa de uma reforma você tem 3 opções

  1. Alguns empreiteiros realizam os serviços de limpeza para você, já deixando a obra limpinha para a habitação;
  2. Você pode contratar uma empresa que realiza esse tipo de serviço ou uma pessoa física para limpar tudo;
  3. Ou caso seus recursos financeiros sejam limitados e você goste de faxinar, você mesmo pode fazer a limpeza.

Entrega da obra

Quando você inicia a reforma, você entrega a chave do seu apartamento ao empreiteiro e essa chave passa pelas mãos de várias pessoas.

Para sua segurança, na hora da entrega, o empreiteiro solicita a troca da fechadura do apartamento e ela acontece na sua presença.

O empreiteiro faz a checagem dos serviços realizados, entrega a obra formalmente e aí é só chamar o caminhão da mudança!

Conclusão

Viu só quanta coisa você precisa saber antes de iniciar uma reforma?

Mas depois de tudo pronto vale a pena!

Contrate sempre profissionais de qualidade com referência de serviços, pois são eles que vão cuidar para que tudo fique do jeito que você sonhou e planejou.

Caso você seja um Arquiteto, ou um Designer de Interiores, procure entender o quanto é importante saber e entender todos estes passos. Ficar apenas no design, no papel, não vai tornar você um profissional completo e dificilmente você conseguirá viver desta profissão.

Não adianta nada comprar o melhor ou mais mais caro dos materiais se a mão-de-obra for de baixa qualidade.

Pense nisso!

Gostou do post? Quer saber mais e ir mais a fundo sobre todo o universo de uma reforma e design de interiores? então acesse aqui e receba mais conteúdo sobre!

banner-centro-artigo-gerenciamento-de-projeto-de-interiores