Home > Design de Interiores > 7 dicas de como projetar uma cozinha planejada

7 dicas de como projetar uma cozinha planejada

///
Comments are Off

Quem tem por hobby cozinhar também tem como hábito oferecer um jantarzinho para receber os amigos e nessas horas ter em casa uma cozinha planejada bonita e funcional sempre é um bom motivo para agradar e impressionar os convidados.

Se você mora em apartamento e está pensando em reformar sua cozinha fique ligado nessas dicas que preparamos para você!

Projetar uma cozinha planejada é um trabalho que vai além de apenas escolher moveis e eletrodomésticos, atentar-se a funcionalidade e a cada detalhe especialmente do design é um fator que pode transformar um espaço comum em um ambiente de grande destaque dentro de um apartamento.

Por isso, criamos este artigo com dicas de como criar uma cozinha planejada para você deixar seus amigos com vontade de cozinhar para você!

Layout e circulação

Infelizmente encontramos na maioria dos apartamentos cozinhas projetadas com o mínimo de espaço necessário para o uso simultâneo de uma ou duas pessoas, o que deixa muito a desejar na questão de circulação, por isso é importante durante uma reforma pensar em pequenos detalhes que vão traduzir em alguns centímetros extras dentro da sua cozinha.

Veja o modelo de cozinha a seguir: Trata-se de uma cozinha em formato retangular igualmente conhecida como cozinha corredor, nas dimensões de 3,88 x 2,21 m.

Projeto original da cozinha

Observe no projeto original da cozinha que, temos um depósito ao lado da mesma com acesso para a área de serviço, localizada atrás da cozinha e observe também que temos outra porta que dá acesso para a sala de jantar formando um corredor de passagem, um fator importante a ser levado em consideração no projeto.

Como o cliente optou por demolir a parede do deposito e aumentar a cozinha tivemos bastante área para trabalhar o projeto dos armários e dos eletrodomésticos,  o que antes era uma cozinha de  3,88 x 2,21 passou a ser 5,19 x por 2,21 m com um ótimo espaço de circulação, veja como ficou o layout do novo projeto:

 

Projeto de Reforma da Cozinha

As portas foram reposicionadas para atender a necessidade principal que era de projetar uma grande bancada de trabalho.

Uma dica importante aqui é que foi projetada na parede da geladeira e dos fornos um painel de fechamento decorativo na a sala, o que nos possibilitou além da demolição da parede divisória a demolição de parte da alvenaria onde se localiza a geladeira e a prumada de fornos para que uma vez instalados eles ficassem alinhados com os armários evitando um volume para dentro do corredor da cozinha.

Você pode até dizer: Mas são só 10 cm… mas esses 10 cm dentro de um apartamento faz  uma grande diferença!  Vale a pena a intervenção da demolição parcial.

Veja no projeto executivo da empresa de moveis planejados o local da demolição em vermelho:

 

Demolição da parede da Geladeira e Fornos

Acabamentos – Utilizando Texturas x Cores

Sabe aquela cozinha de uma cor só e toda azulejada?

Esqueça! 

Está muito em alta utilizarmos porcelanatos com texturas para dar destaque a bancada.

Em algumas cozinhas dependendo da área de armários nem chega-se a utilizar azulejos propriamente dito, foi o caso desta cozinha que estamos utilizando de exemplo, foi só utilizado o porcelanato Calacata da Portobello imitando mármore carrara de fora a fora da bancada e pintura acrílica branca nas pequenas áreas que sobraram como a parede da porta que dá para a varanda, veja na imagem.

Um belo porcelanato no piso conferiu ainda mais elegância ao ambiente.

Imagem final 3D da cozinha

O cinza, amarelo e o branco formam uma combinação de cores perfeita, use-os com sabedoria e terá um ambiente sofisticado que impressionará suas visitas.

Paginação de Armário de uma cozinha planejada

Uma cozinha planejada começa com a paginação dos armários, defini-se o pondo de localização da hidráulica, ou seja a localização da cuba é quem determinará  o ponto de partida do layout do armário e só então é que partimos para os demais módulos.

Armários cheios de portas estão em desuso hoje em dia, por isso optamos em projetar gavetões de trabalho por serem mais funcionais que as tradicionais portas de abrir.

Com as gavetas fica mais prático acessar louças e utensílios de cozinha já que nesse caso os utensílios vêm até você e não você até eles.

 

Vista da parede da bancada da pia

No caso da nossa cozinha modelo foi projetada uma grande cuba em Corian branco, que resultou em uma gaveta rasa na direção do sifão, porém com um bom comprimento para uso e armazenagem de produtos de limpeza que ficam de fácil acesso na hora de lavar a louça por exemplo.

Na sequencia foi projetada um ponto de hidráulica para a lava-louça cujo o modelo foi previamente determinado para o perfeito encaixe na bancada e armários.

Note no desenho acima que temos as gavetas menores dos talheres e os gavetões que funcionam como paneleiros logo abaixo da cooktop!

Gavetões da bancada (3D)

Na parte superior sim temos armários com porta de abrir e na parte central criamos um nicho em destaque na cor amarela para dar um pouco de cor e vivacidade à cozinha. ( confira na imagem 3D acima).

Para a bancada fechar perfeitamente até o final da parede revestimos o shaft com o mesmo material do armário para dar continuidade na bancada e deixa-la ainda mais fluídica.

Bancada

Antes de escolher o material a ser utilizado na sua cozinha é preciso conhecê-los melhor para fazer a opção mais acertada. O mais comum a ser encontrado no mercado são MÁRMORES E GRANITOS.

Mármore

O mármore é mais poroso e possui uma pedra mais mole que o granito, portanto menos resistente à impactos e à manchas.

Granito

É menos poroso e muito mais resistente  que o mármore por isso é mais indicado para pias de cozinha e por possuir menos veios geralmente é bem menos trabalhado graficamente pela natureza.

Dada essas características é bom lembrar que o mármore pode desgastar com o tempo, então em muitos casos onde o uso for intenso é melhor pensar no granito para cozinhas que terá resistência bem maior.

Ao escolher o mármore/granito procure sempre equilibrar os elementos da sua cor natural com as demais cores do ambiente para não errar!

Mas uma outra opção que está em alta nas cozinhas é o Corian, um material sintético produzido pela empresa Dupont que possibilita a criação de formas orgânicas leves e praticamente perfeitas, sem nenhuma emenda, ainda com a possibilidade de uso de cores fortes, oferecendo uma estética maravilhosa. Uma inovação para uso em superfícies sólidas que quando utilizadas em pias inspiram voos de design criativos sem precedentes proporcionando elegancia  aliada à funcionalidade.

Se você optou pelo Corian, saiba que a mais nova moda nas cozinha são os acessórios de pia, e o Corian oferece essa possibilidade com grande estilo.

A pia toda esculpida em Corian com Escorredor de pratos, talheres e copos tudo acompanhado de um lindo tampo sobre a bancada são um must! Particularmente eu prefiro uma cuba esculpida no mesmo material do corian do que uma cuba de inox para esse caso, vocês não acham?

Exemplo de acessório de pia em Corian

 

Outro exemplo de acessório de pia em Corian

O Corian é produzido em altíssimas temperaturas e por isso ele resiste ao contato com panelas ou fôrmas saídos direto do forno  quente no entanto existe um acessório para apoio de panelas super bonito instalado na própria bancada para evitar contato direto que por ventura possa manchar sua bancada. Lindo não?

 

Acessório de apoio de panela para Corian

Design

Na hora de escolher a torneira, Capriche no Design!

Ela vai dar um toque especial a sua cozinha, ainda mais com uma bancada toda trabalhada no Corian, a atenção vai toda para ela.

Não conhece nada sobre torneiras gourmet?

Consulte então o artigo que escrevi aqui no blog sobre como escolher sua torneira gourmet .

Existem vários modelos nacionais dos mais variados preços no mercado, no entanto existe ainda um tipo de  torneira conhecida como torneira gourmet de luxo, importadas e verdadeiras joias.

Veja esse modelo de torneira Gourmet de Luxo MARAVILHOSO da Rubinettos, design que traduz o seu estilo.

 

Torneira Gourmet 3296 da Rubinettos

Ele lembra um pouco o modelo da krauss que também não fica atrás no quesito design.

 

Torneira Gourmet KPF 2730 da Krauss

Ambas são lindas, mas existem várias outras com preços e acabamentos que cabem nos mais diferentes tipos de bolso, vale a pena dar uma pesquisada no mercado antes de sair comprando uma torneirinha básica.

Iluminação

Uma boa cozinha planejada é uma cozinha bem iluminada!

Como dar destaque a tanta coisa linda com pouca iluminação?

Além da iluminação geral da cozinha uma boa dica de iluminação personalizada é a iluminação em alguns pontos estratégicos com lâmpadas de LED para conferir leveza nos armários.

Veja esse exemplo abaixo, com pouco investimento pode-se prover esse tipo de iluminação que vai dar um tchan no visual da sua cozinha a noite.

Iluminação em LED sob os armários

 

Eletrodomésticos

Quem gosta de cozinha planejada é igualmente louco por eletrodomésticos!

Hoje muitas marcas estão caprichando cada vez mais no design de fogões e geladeiras e a gente agradece né, pois assim nossas humildes cozinhas passam a ganhar aquele ar de cozinha de gente abastada, não é verdade?

Mais do que nunca o inox está mais do que em alta, o oposto da linha branca que está caindo de moda, o inox, sonho de consumo dos cozinheiros gourmets confere características Higt-Tech ao ambiente que o deixam ainda mais imponente.

Eu sugiro que você escolha uma linha de eletrodomésticos de uma marca em especifico e seja fiel a ela. Com isso você dá uma unidade visual da marca para sua cozinha. Adotar uma marca em especifico mostra que você sabe o que quer e não fica passeando de marca em marca por ai…

As marcas sempre tem linhas completas como essa da Brastemp:

Geladeira e Fornos Linha Gourmand Brastemp

Geladeira e Fornos Linha Gourmand Brastemp

Na hora de projetar a cozinha procure alinhar os fornos no que chamamos prumada de fornos. Por serem de embutir causam uma aparência muito elegante à cozinha.

E não se esqueça, de preferência não os posicione ao lado da geladeira, pois um esquenta e o outro esfria.

Não precisa nem falar mais nada não é verdade? O planeta agradece pois assim se economiza energia.

Parede dos eletrodomésticos Fornos e Geladeira

E por falar em planeta aqui vai uma dica final que você vai adorar.

Sabe a lixeira de cozinha que a gente nunca sabe onde colocar?

Ainda mais se você é como eu que se preocupa em separar o lixo, são muitas lixeiras pra você administrar o visual, não é verdade!?

Seus problemas acabaram, você pode pedir para a empresa de planejados um acessório de cozinha para guardar o lixo de forma discreta dentro do armário de forma muito prática e higiênica, veja:

Nesse caso são três lixeiras, uma para cada tipo de lixo indicados por cor: verde, amarelo e cinza todas articuladas que saltam para fora ao abrir da porta, curtiu a ideia?

Com uma cozinha planejada dessa você já pode me convidar para jantar hein! Brincadeirinha….

Se você curtiu essas dicas e adora um quebra-quebra, confira o artigo que preparei sobre as 13 etapas de uma reforma de um apartamento! Tenho certeza que podem te ajudar muito caso esteja pensando em fazer uma reforma de grande porte.

Bons projetos!