Home > Cursos para Arquitetos > Passeios virtuais de projetos arquitetônicos em 3D

Passeios virtuais de projetos arquitetônicos em 3D

projetos-arquitetonicos-em-3d

Como as animações de projetos arquitetônicos em 3D ajudam no entendimento do seu projeto?

Há 15 anos atrás eu sequer imaginava realizar animações de projetos arquitetônicos em 3D. Tudo era mais caro, lento e complicado nesta época. Me lembro bem que trabalhava e desenvolvia os meus projetos no Autocad R10 e sequer imaginava gerar em 3D nossas volumetrias.

projetos-arquitetonicos-em-3d

Trabalho em Lumion do aluno e Arquiteto Matheus Letiere

Hoje qualquer notebook, não falo nem de PCs, que já estão entrando em extinção,  já apresentam uma configuração robusta para que possamos além de apresentar os 3Ds, apresentar vídeos de passeios de nossos projetos arquitetônicos.

Trabalho de aluno usando o Lumion 3D

Quando surgiram os passeios virtuais de projetos arquitetônicos em 3D, usava-se quase que o 3dsmax com o Vray para criá-los. Porém, tínhamos um grande problema: para cada um segundo de animação, era necessário criar 30 renders, e normalmente cada render demorava em média 10 a 15 minutos.

Faça as contas: 1 segundo de animação ficaria pronto em SETE HORAS E MEIA (15 min x 30)..

Imagine a frustração em fazer uma animação em 3D do seu projeto arquitetônico. Era normal computadores ficarem semanas ligados dia e noite renderizando, e renderizando, por blocos, por partes e depois juntar tudo num editor de vídeo. Caso algo desse errado, recomeçaria tudo de novo, e assim por diante.

Porém, em meados de 2013, surgiu um programa no mercado que iria acabar de vez com esta problemática da criação de vídeos de projetos arquitetônicos em 3D.

O programa líder para entregar este tipo de solução de maneira robusta e com muita qualidade tem o nome de LUMION 3D.

O fluxo de trabalho do Lumion é muito simples e intuitivo. Em menos de meia hora você consegue criar animações complexas e ricas em conteúdo como pessoas, vegetações e objetos, bem como ajustar materiais. Após, basta escolher se quer salvar uma imagem ou gerar um vídeo de apresentação.

O Lumion já é usado em em 25 das maiores 100 empresas de Arquitetura no mundo.Ele possibilita que qualquer pessoa crie filmes e imagens com muita facilidade. Tudo o que você precisa é um modelo que você já gerou em um programa como Autocad, REVIT ou Sketchup  e o Lumion fará o resto.

importando para o lumion

Vantagens de passeios virtuais de projetos arquitetônicos em 3D

  • A possibilidade de entregar vários ângulos do seu projeto em um único lugar, ao invés de entregar várias imagens separadas de cada ângulo;
  • Criar uma sensação única com a história que seu vídeo vai contar, a trilha sonora ele vai usar, as partes chaves que você vai destacar em seu projeto no vídeo, entre outras possibilidades;
  • A forma como o vídeo explicará e apresentará melhor o seu projeto. Com isso, dúvidas referentes ao mesmo serão esclarecidas de maneira mais eficiente do que os renders comuns;
  • O tempo gasto na execução de um vídeo, se usar o programa correto, é praticamente o mesmo de um render único gerado por exemplo no Vray.

 

Uma outra vantagem extremamente interessante nesta nova versão do Lumion é a sua capacidade de gerar Imagens estátcias 3D no mesmo nível de um renderizados como o VRay.

Ou seja: se você gerou seu modelo no Sketchup por exemplo e não sabe ou não quer usar o VRay para gerar a sua imagem fotorrealista, então poderá importar o seu arquivo no Lumion, trabalhar la mesmo as texturas, luz, etc, e renderizar uma imagem 3D perfeita. Quer ver um exemplo? Veja o vídeo abaixo:

 

Trabalhos executados pelos alunos do curso de Lumion

Separei para você vários trabalhos executados em Lumion pelo alunos do curso. Para conferir, clique aqui!

Curso de lumion 6.0

O Lumion deu um salto muito grande, principalmente com relação a qualidade fotorreal de suas imagens e vídeos, na versão 6.0.

Nós possuímos um curso completo de Lumion, atualizado para a versão 6.0, com 64 aulas, explicando desde o comecinho tudo o que você precisa saber para gerar incríveis vídeos 3D do seus projetos, sejam eles em AutoCAD, no Sketchup, Revit ou onde quer que você já tenha.

Dica

Hoje com um notebook genericamente chamado de “Casas Bahia” com um proessador i3 e 4 giga de memória RAM, já podemos iniciar a criação de nossos passios virtuais de projetos arquitetônicos em 3D no Lumion, uma ótima apresentação para o seu TCC de faculdade de arquitetura ou para seus clientes.

A dica é: sempre tenha um leque, uma lista de soluções de apresentações de seus projetos e produtos para seus clientes. Você não precisa e não deve aposentar o uso de um renderização como o VRAY, porém é um diferencial e tanto o uso da criação de vídeo apresentações de projetos arquitetônicos em 3D com o Lumion.

Você também pode gostar de
Cursos Livres de Arquitetura
Cursos livres de Arquitetura, Engenharia e Design de Interiores
Como calcular a quantidade de telhas para telhado
10-etapas-de-uma-obra
Conheça as 10 Etapas de uma Obra
Como Calcular Consumo de Pisos e Azulejos

Deixe um Comentário