Home > Arquitetura > Construção a seco na CASACOR São Paulo 2018

Construção a seco na CASACOR São Paulo 2018

/
04 jul 2018
//

Neste ano, na sua 32ª edição, o tema da CASACOR São Paulo é “A Casa Viva”. O evento ocorre entre os dias 22 de maio e 29 de julho de 2018 no Jockey Club de São Paulo e conta com 82 ambientes decorados. Nesta edição, um dos pontos que chama a atenção é que alguns ambientes utilizaram a construção a seco tanto na parte estrutural como na parte da decoração. Alguns exemplos de ambientes no evento que contam com as placas, que fazem parte do sistema, são o Coworking, a Tartuferia San Paolo e Paisagens de Luz. Ainda, as placas também estão presentes em vários espaços de circulação. Um dos fatores que contribui para tantos usos diferentes é a sua grande versatilidade de uso.

construção a seco

Imagem: Reprodução.

+ Construção a seco

Porém, antes de falar sobre o uso da construção a seco na CASACOR São Paulo 2018, vamos conhecer um pouco mais sobre esse tipo de construção. Basicamente, a construção a seco consiste em usar perfis como de madeira, metálicos ou placas cimentícias, dispensando o conjunto da construção tradicional em alvenaria. Por isso o nome “seco”, os perfis ou placas já chegam ao local da construção prontos para montagem.

Para a construção dos ambientes na CASACOR São Paulo 2018, foi utilizado o sistema Nextera, a marca que integra as soluções para a Construção a Seco da Brasilit.

Placas cimentícias: o que são?

As placas cimentícias Nextera são, como o nome diz, placas feitas de cimento reforçado com fio sintético – fibrocimento. Na construção, elas podem ser instaladas em inúmeros locais. Assim, as possibilidades de aplicações são diversas e vão desde detalhes construtivos, como revestimento de ambientes internos, até grandes projetos e fachadas, atingindo obras que chegam a 90 metros de altura.

Vantagens da construção a seco com placas cimentícias Nextera

Dentre as vantagens da construção a seco e, mais especificamente, da construção com placas cimentícias Nextera, é possível citar a sustentabilidade, a rapidez no processo, a reprodutibilidade e a versatilidade. Só de pensar no processo como a construção é feita, já é possível imaginar por que tantas vantagens assim.

construção a seco CASACOR

Imagem: rioreveste.com.br

No quesito rapidez da construção, as placas cimentícias Nextera podem ser de vários tamanhos e a montagem é rápida, o que diminui o tempo de obra. A manutenção dos ambientes também é mais fácil: basta substituir a placa em vez de quebrar a parede. Elas podem ser usadas em diversos ambientes, exteriores (como fachadas, beirais, platibandas, paredes externas e outros) ou interiores (revestimentos, paredes internas, áreas molháveis e outras), e favorecem o ganho de área útil, visto que possuem menor espessura que as paredes tradicionais.

As placas cimentícias Nextera também são mais fáceis de transportar e de montar. O material é resistente ao fogo, umidade, impactos e micro-organismos. Há vários tamanhos e espessuras disponíveis. Por serem mais leves que a alvenaria tradicional, elas também proporcionam menor custo de fundação e estrutura. Na parte de versatilidade, a vantagem é que o as placas cimentícias podem ou não receber acabamento e, quando recebem, ele pode ser de vários tipos.

construção a seco CASACOR

Imagem: aecweb.com.br

Um dos problemas na construção civil é a quantidade de resíduos gerada e a destinação adequada de tal material. Assim, as placas cimentícias, por diminuírem consideravelmente a geração de resíduos e consumirem menor quantidade de recursos naturais, como a água, são uma alternativa sustentável na hora de construir. Ainda, é possível reciclar os materiais utilizados. Outro ponto que também contribui para a sustentabilidade é a redução do consumo energético do ambiente, visto que o sistema mantém o local mais fresco no verão e mais quente nos períodos frios.

+ Construção a seco na CASACOR São Paulo 2018

O resultado da aplicação do Sistema Nextera, que conta com as placas cimentícias, na CASACOR São Paulo 2018 mostra que as placas vieram para mudar o conceito da construção no país. Mostrando versatilidade, o sistema está espalhado pelo evento nos mais diversos e sofisticados cenários.

construção a seco

Imagem: Reprodução.

No espaço Paisagens de Luz, por exemplo, o projeto arquitetônico é composto de um fechamento de placas cimentícias Nextera. As placas, juntas, compõem uma tela para o grafite de Bieto. Em conjunto com um espelho d’água, as placas do mural interagem com a luz do ambiente.

construção a seco

Imagem: Reprodução.

construção a seco

Imagem: Reprodução.

construção a seco

Imagem: Reprodução.

construção a seco CASACOR

Imagem: Reprodução.

No ambiente da Tartuferia San Paolo, todo o espaço construído foi feito com o Sistema Nextera. As placas cimentícias Nextera foram colocadas sem revestimento, o que contrasta com todo o requinte do projeto. Elas também foram aplicadas como painel de vedação, o que fez com que a montagem fosse rápida e com um ótimo acabamento. Nesse ambiente rústico, as telhas TopComfort foram usadas e proporcionam conforto térmico, além de aumentar o requinte do local.

construção a seco CASACOR

Imagem: Reprodução.

construção a seco

Imagem: Reprodução.

Já no ambiente do Coworking, as placas foram usadas como revestimento das paredes pré-existentes para fechar o café. A telha Ondina Plus, da marca Brasilit, foi usada como forro.

construção a seco CASACOR

Imagem: Reprodução.

Depois de passar pelos cenários, a conclusão é uma só: independentemente do ambiente, as placas cimentícias Nexteramostram sua versatilidade e sua infinidade de aplicações. Elas simplesmente encaixam-se em qualquer ambiente, não como um elemento externo ou algo forçado, mas com naturalidade e equilíbrio.

Você também pode gostar de
Você deve usar pisos de madeira em cozinhas e banheiros?
Dicas e exemplos de decoração de banheiro para te inspirar
concreto na decoração
A tendência do concreto na decoração
quadros vazios
Quadros vazios: 6 formas de seguir esta tendência

Deixe um Comentário