Home > Carreira Profissional > Os tipos de projetos de Arquitetura

Os tipos de projetos de Arquitetura

///
Comments are Off

Uma coisa que a maioria das pessoas não entendem ou compreendem muito pouco é que os arquitetos trabalham em vários tipos de projetos de arquitetura diferentes. De projetos residenciais a shopping centers, a arquitetura pode assumir muitas formas. Os escritórios de arquitetura podem trabalhar atuando em qualquer tipo de projeto, diversificando seu mercado, enquanto outros escritórios se especializam em um tipo particular de projeto.

Quais são os tipos de projetos de Arquitetura?

Projeto residencial

A grande maioria dos Arquitetos concentram seus trabalhos em residências unifamiliares. Estes projetos são criados para um único cliente que procura um arquiteto para projetar a casa que irá viver.

Os arquitetos inicialmente vão ajudar o cliente a determinar as suas necessidades, orçamento, tamanho e tipo de residência. O arquiteto pode também ajudar o cliente a encontrar um empreiteiro.

Existem arquitetos que irão projetar a sua construção à partir do zero, idealizando a forma, a estética, acabamentos e, por vezes, até mobiliário. Eles ajudarão durante a construção da casa para garantir que o proprietário estará recebendo a melhor residência possível.

Outros projetos residenciais

Muitos arquitetos irão trabalhar em projetos de remodelação de interiores de residências em algum momento de sua carreira, seja no início quando estão começando ou para um amigo da família que precisa de ajuda.Estes serviços podem ser simples remodelagens ou até complexas modificações.

Projeto Multifamiliar

Um projeto de arquitetura multifamiliar é maior e às vezes mais complexo do que uma residência unifamiliar, pois trata-se de edifícios e empreendimentos maiores. Eles podem se apresentar sob a forma de complexos de apartamentos ou apartamentos onde se abrigará várias famílias.

Estes projetos vão envolver mais conhecimentos das exigências do código e coordenação do departamento de planejamento, além de lidar com fatores como: estacionamento, acústica e a taxa de pavimentos (quantidade de área de piso que você pode ter em um determinado local).

Varejo Comercial

Estes tipos de projeto de arquitetura lidam com edificações como lojas de construção ou grandes shopping centers. Estes projetos lidam com fatores complexos como estacionamento, fluxo local, áreas de armazenamento, etc.

Escritórios especializados em projetos arquitetônicos varejistas são contratados por grandes franquias e podem também ser contratados para fazer um projeto “protótipo” que pode ser replicado várias vezes.

Projetos Municipais

Esta categoria é uma mistura de vários tipos de projeto de arquitetura, mas todos eles lidam com projetos públicos. Isto significa que o proprietário pode ser uma cidade, município ou um estado. Estes projetos têm regras especiais estabelecidas pelo governo na forma de como os serviços poderão ser contratados (licitações).

Os arquitetos que atuam nestes tipos de projetos tem que lidar com numerosos clientes, uma vez que pode tomar a forma da Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Esquadra de Polícia, Bibliotecas, etc.

Projetos Educacionais

Os arquitetos que trabalham criando instituições de ensino se especializam em escolas de diferentes níveis: 1º e 2º graus, até o ensino superior.

A maioria dos escritórios de arquitetura que trabalham no setor da educação são especialistas em projetar os espaços certos para os alunos e também sabem lidar com as numerosas entidades e necessidades características deste tipo de edifício.

Cada projeto terá diferentes necessidades e exigências que os especialistas em educação necessitam e que os arquitetos saberão atender.

Projetos na área da saúde

Edificações relacionadas a saúde possuem regulamentos e necessidades especiais, e a maioria dos profissionais de saúde sabem muito bem disso. Eles sabem tudo sobre os equipamentos especializados, a quantidade de camas em cada leito, a regulamentação dos seguros e as necessidades de segurança da edificação.

Estes edifícios podem ser escritórios médicos, hospitais, centros de emergência, etc.

Edifícios de escritórios

Os edifícios de escritórios vão desde salas de 30m² até  arranha-céus com vários andares e cada um deles possuem necessidades especiais.

O número de inquilinos, de elevadores, vagas de estacionamento e taxas de aluguel são todos  fatores chave que são importantes para os donos da propriedade.

Os arquitetos que trabalham com este tipo de projeto precisam estar familiarizados com os  cálculos, metragem quadrada, divisórias e acústica.

Os profissionais nesta área precisam saber lidar com o design de interiores e com a escalabilidade espacial quando os clientes começam a expandir seus negócios.

Outros projetos comerciais

Há outras categorias que não podem ser facilmente categorizadas. Centros comunitários, espaços recreativos, museus, hotéis, galerias de arte, armazéns e fábricas podem ser considerados comerciais ou até mesmo edifícios industriais e cada um tem as suas próprias necessidades especiais.

Como você pode ver, existem diversos tipos de projetos de arquitetura e cada um tem suas necessidades e exigências especiais próprias. A melhor maneira de descobrir qual o tipo de projeto que você vai gostar mais é experimentando todos.

A maioria das faculdades irá expor uma série de tipos de projetos de arquitetura ao longo dos seus anos, e você poderá também experimentar diferentes escritórios.

A grande coisa sobre ser um arquiteto é que você será capacitado para trabalhar em qualquer um desses tipos de arquitetura, então você poderá aprender tudo sobre eles desde o início até que seja capaz de se especializar em um que goste.