Home > Carreira Profissional > Os programas para arquitetos mais exigidos pelos escritórios

Os programas para arquitetos mais exigidos pelos escritórios

///
Comments are Off

Não é segredo para ninguém que conhecer os programas para arquitetos corretamente vai ajudar a desenvolver seus projetos de arquitetura de maneira mais rápida e eficaz.

É sabido também que o mercado sofre mudanças constantemente e que o número dos novos profissionais que chegam no mercado ano a ano só faz aumentar a concorrência entre candidatos a uma colocação profissional.

Com tanta tecnologia e demanda disponível, os escritórios de arquitetura têm buscado por candidatos com especialidades em assuntos que antes não eram se quer abordados.

Os arquitetos estão em busca de candidatos mais preparados para ocupar cargos muitas vezes de baixo nível até mesmo para estagiar.

Programas para arquitetos – quais são os mais exigidos?

Uma pesquisa recente apontou as principais qualificações que um candidato deve possuir para pleitear uma vaga em um escritório de arquitetura e que programas para arquitetos eles devem conhecer:

  • Mais de 30% dos escritórios exigem conhecimento em Revit;
  • 80% ainda exigem AutoCAD;
  • SketchUp ainda é um programa muito utilizado para 3D;
  • Apenas 3% ou 4% exigem desenho à mão livre.

De fato, esses programas para arquitetos não são novidade no mercado e quem quer trabalhar na área deve ter domínio sobre eles.

Experiência = Maiores chances de emprego

Quanto maior a experiência nesses programas, mais fácil pode ser tornar a sua saga para arrumar um emprego num escritório de arquitetura. Um bom portfólio rico em trabalhos pode ajudar em muito no momento da entrevista.

Além desses 3 programas básicos alguns outros ainda estão na lista dos programas utilizados pelos escritórios de arquitetura, principalmente os de renderização de imagem como o Vray que anda de mãos dadas com o SketchUP.

E também há os que  procuram por candidatos que saibam manipular algum programa de imagens como o photoshop, sem falar na necessidade da humanização de projetos e até de animar ambientes.

Todo dia surgem novidades no mercado e só cresce profissionalmente aquele que é curioso, quer e está disposto a se qualificar.

A velocidade com que as novas demandas estão acontecendo no mundo moderno mostram que a cada dia que passa o mercado precisa de profissionais especialistas em assuntos poucos conhecidos.

Instalações Sustentáveis

A preocupação com questões antes nunca pensadas geram nichos de oportunidades e quem estiver antenado pode conseguir diferenciação em meio aos demais candidatos e a questão da sustentabilidade é um desses pontos.

O profissional qualificado é aquele que além de dominar programas técnicos referentes a sua profissão, apresenta conhecimentos que vão além do que é encontrado no mercado, demonstrando inteligência estratégica.

Buscar especializar-se em Arquitetura Verde é um nicho promissor que muitos estão deixando passar a oportunidade.

Além dos números mostrados na pesquisa acima, 10% a 25% dos escritórios procuram também arquitetos qualificados na produção de projetos sustentáveis.

O que você sabe sobre esse assunto?

Busque se informar e pesquise por escritórios de arquitetura que trabalham com esses conceitos antes de procurar por um estágio e se especializar no assunto.

Isso pode fazer toda a diferença!