Home > Carreira Profissional > Como fazer um portfólio de arquitetura

Como fazer um portfólio de arquitetura

///
Comments are Off
https://www.flickr.com/photos/sliparjepunkecik2/

Você sabia que seu portfólio de arquitetura diz muito mais sobre você do que uma entrevista formal?

Independente de você ser um recém formado em arquitetura ou profissional em exercício, o portfólio de arquitetura, além de revelar o seu talento, revela também a sua personalidade, sensibilidade e a sua visão do mundo.

Um portfólio de arquitetura revela como você pensa, sua atitude e o mais importante, quem você é. É por isso que, ao criar seu portfólio de arquitetura, vale a pena seguir estes passos.

Como criar um bom portfólio de arquitetura

Um portfólio de arquitetura deve mostrar ideias sutis e inesperadas da sua personalidade e seu trabalho, seu propósito e para qual público ele foi feito, tudo isso em uma maneira gráfica que além de impressionar, explique claramente seus objetivos.

Qual é o objetivo do seu portfólio como arquiteto?

Essa é a pergunta crucial que você deve se fazer antes de começar a trabalhar em seu portfólio de arquitetura.

É para encantar um potencial empregador ou empresa a fim de conquistar um trabalho?

É para mostrar como você resolveu e melhorou suas ideias ao longos dos últimos anos?

Ou é para conseguir uma vaga em um mestrado ou doutorado em uma área relacionada a arquitetura?

A resposta vai determinar a forma que o seu portfólio de arquitetura deverá começar.

Para ilustrar como você melhorou e amadureceu em seus projetos arquitetônicos, você pode empregar uma abordagem cronológica, para mostrar o seu crescimento com seus projetos de arquitetura ao longo dos últimos anos.

Ou, se o processo de criação de projetos é o seu forte, você pode mostrar o passo a passo que o conduziu ao resultado final para mostrar como você foi lidando com os vários problemas de projetos arquitetônicos.

Se você estiver desenvolvendo um portfólio para alcançar alguma vaga de mestrado ou doutorado em áreas relacionadas a arquitetura, verifique como as universidades definem o formato para o portfólio.

As empresas, por outro lado, podem não ter o tempo ou inclinação para ver todo os seus trabalhos anteriores. Uma boa estratégia aqui é incluir um único trabalho, aquele que você considera melhor.

Não importa se o seu TCC foi o único trabalho completo e que você possui hoje. Lembre-se do que escrevi acima: um portfólio de arquitetura dirá muito mais sobre você e das suas inclinações do que você imagina.

Em um portfólio de arquitetura que será apresentado em uma empresa é essencial CONTAR UMA HISTÓRIA.

Como criar uma história em seu portfólio de arquitetura

A maneira que você sequenciar seus projetos em seu portfólio deverá contar uma história única: a sua história.

Seu portfólio deve ter uma capa única e uma ótima página de introdução. A introdução deve ser concisa, como se fosse um  mini-currículo, que não ocupa muito espaço na página, mas estabelece uma boa base para sua formação e as suas qualificações, como por exemplo que programas você domina.

Inicialmente, crie uma tabela de conteúdo e, em seguida, agrupe os seus projetos.

Categorias de projetos arquitetônicos

  • Projeto de arquitetura
  • Escala urbana
  • Intervenções de pequena escala
  • Fabricação digital
  • Produtos / móveis
  • Pesquisa
  • Projetos realizados
  • Representações arquitetônicas em 3D e vídeos
  • Interiores

 

portfolio arquitetura

exemplo de portfólio por Heitor Camacho

Cuidados para seu portfólio de arquitetura

Inovar na apresentação é bom, desde que não comprometa a clareza e legibilidade.

Na busca para ter um portfólio PREMIUM, evite a escolha de um formato comum que não faz jus ao seus trabalhos.

Para uma versão impressa, mantenha um tamanho de impressão padrão de folha A4. Porém, pense sempre em imprimir em folhas maiores aquele seu projeto que, de fato, precisa mostrar seções a fim de apresentar o seu trabalho em toda a sua glória.

Há infinitas maneiras de organizar seus desenhos no seu portfólio. Depende de projeto para projeto. No exemplo mostrado abaixo, os diagramas de processo, elevações, todos os planos e perspectivas de nível são abordados em duas páginas abertas. Como designer, você deve decidir se uma seção é boa o suficiente para ser distribuídas em duas folhas ou se é melhor ficar em lugares menores.

portofolio arquitetura

exemplo de Kai L

 

Vale muito a pena investir nos programas de criação 3D, como Autocad, Sketchup, VRay ou Lumion para que a explicação do seu projeto arquitetônico fique o mais belo e claro possível, prestando sempre atenção em não exagerar.

Portfólios de arquitetura para web

Ao fazer um portfólio para a web, lembre-se de fazer as pranchas de forma que  funcione bem com a relação entre a tela como aspecto de 4: 3 ou 16: 9.

Normalmente 1920 pixels por 1080 píxels a 72 dpi é uma boa resolução, principalmente para os Tablets ou celulares sem que os arquivos fiquem gigantes com relação ao tamanho do arquivo.

 

Apresentação de portfólios de arquitetura

A apresentação dos seus projetos no portfólio é importante, mas não deve ser maior do que seu próprio projeto. As empesas e universidades são rápidas para verem isso. É preciso respeitar o seu trabalho, mostrando imagens grandes e claras do seu projeto e textos legíveis em sua apresentação.

Um design minimalista sempre irá trabalhar mais ao seu favor. Você deve evitar a desordem e enviar sinais claros ao seu público que o seu trabalho é profissional e sério.

Evite descrições de projetos longos. Ninguém gosta de ler muito. A descrição ideal do seu projeto não deve ser maior do que um feed de Twitter (ou seja, 140 caracteres).

Preste atenção aos detalhes: adicionar as informações básicas como nome, escala, clientes, colegas de equipe, detalhes do local, área, duração, etc.

Evite erros de ortografia e não se esqueça de deixar as margens adequadas e espaço de respiro. Certifique-se de que o tipo de letra / font que você escolheu é adequado para o design de seu portfólio.

Portfólio de Kristin Muller

Portfólio de Kristin Mueller

O exemplo de portfólio acima mostra como um arranjo simples de uma perspectiva, uma seção transversal, uma perspectiva close-up e uma elevação detalhe faz uma excelente composição. As representações são bonitas e bem montadas e a página tem margens simples sem espaço para invenções inúteis de design.

Considerações finais

Lembre-se: o seu portfólio deve falar e expressar tudo sobre você e não deve ser um relatório de projeto!

Decida o estilo que melhor vai expressar o seu trabalho. Se você se sentir que  um determinado projeto seu pode ter um design interessante, não tenha medo de dedicar a página deste projeto de seu portfólio de maneira diferente. 

Embora seja natural você gostar de todos os seus trabalhos, você precisa ser implacável ao escolher o que vai para o seu portfólio. Pense em você como um juiz sentado na frente de seus últimos projetos – onde foi lhe pedido para decidir os dez melhores.

PLANTA_UNICA_trabalho-_aluno

Portfólio prancha de nosso aluno André Leandro Viapiana

Dicas para portfólios de arquitetura

Trabalhos ótimos junto a trabalhos medianos fará com o que o seu trabalho ótimo, pareça mediano.

O equilíbrio é tudo. Os 3Ds, vídeos, etc ,são importantes, mas evite fazer seu portfólio só com isso. Às vezes um diagrama pode ser mais impressionante do que o 3D que esta nele, por isso escolha sabiamente.