Home > Carreira Profissional > O que um arquiteto faz?

O que um arquiteto faz?

///
Comments are Off
O que um arquiteto faz?

Se você esta interessado em se tornar um arquiteto, o primeiro passo seria entender e definir exatamente o que um arquiteto faz. Esta é uma pergunta muito comum porque sempre temos uma resposta diferente. Se feita a vários arquitetos, a sua resposta estará sempre mudando e se redefinindo.

Afinal, o que um arquiteto faz?

Basicamente falando, o que é um arquiteto faz é criar projetos para edifícios, montar e preparar os desenhos necessários para a construção dos mesmos.

Os arquitetos são os principais responsáveis para se conectar com as partes responsáveis pela construção, alinhando um projeto que atenda as necessidades construtivas do cliente.

Os edifícios que os arquitetos projetam podem variar de simples estruturas, como pavilhões, edifícios e banheiros, até estruturas complexas como os arranha-céus.

Os arquitetos também estão envolvidos na concepção de muitas residencias. A casa em que você mora agora provavelmente foi projetado por um arquiteto.

Se você quiser ver a influência que um arquiteto pode ter sobre o mundo, você só precisa olhar ao redor do seu bairro ou da sua cidade e contemplar os edifícios e parques que foram projetados por eles.

“Então não são os arquitetos que realmente constroem os edifícios?”

Geralmente não.

As vezes um arquiteto pode ser também um dos responsáveis pela construção, mas de forma genérica o arquiteto é especializado na área de projeto, enquanto trabalham em conjunto com o construtor, que é especializado na construção do projeto, normalmente um engenheiro civil.

Esta especialização em projetos significa que o arquiteto pode se concentrar em outros aspectos importantes, como a estética, a função dos espaços, a usabilidade dos espaços, etc.

Além do design atual dos edifícios e a criação dos planos de construção, os arquitetos podem também assumir outras funções importantes.

Outras funções importantes do arquiteto

Ajudar o proprietário entender o que eles querem no edifício (programação), trabalhando com os consultores, na área civil, estrutural, mecânica  e com os engenheiros a fim de garantir que o projeto vai ser desenvolvido de forma correta garantindo assim, além da sua total funcionalidade, que o mesmo será concluído dentro do cronograma e do seu orçamento prévio.

Os arquitetos costumam ter muitas opções dentro da sua área, o que torna esta carreira ideal para qualquer pessoa. Você pode encontrar seus pontos fortes e preencher estas opções, independentemente de seus pontos fracos.

Num próximo post vamos discutir quais são as habilidades necessárias para se tornar um arquiteto, mas não se preocupe, você não precisa ser absolutamente bom em desenho nem bom em matemática para ser um arquiteto bem-sucedido.

Você só precisa ter paixão por Arquitetura!