Home > Carreira Profissional > Estudantes de Arquitetura e a crise de 2015 e 2016

Estudantes de Arquitetura e a crise de 2015 e 2016

 

Olá, é a Luciana aqui, tudo bom?

Vou contar para você, estudante de arquitetura, uma situação que ocorreu comigo e no escritório que eu trabalhava, em 2009, e foi um período muito, muito ruim, parecido com este que estamos enfrentando.

Sabe aquele ano que não teve UM, eu disse, UM projeto novo no escritório? A única coisa que tinha, eram os projetos que estavam sendo desenvolvidos do ano de 2008. Tirando isso não havia mais nada, e olha que o escritório era um escritório conceituado, com mais de 400 projetos em seus 30 anos.

Foi neste, digamos, “período invernal” que eu e o Daniel, meu marido hoje, plantamos uma semente que depois virou a chave para os negócios futuros.

Pois bem, em 2009, a criação de imagens 3Ds não era tão divulgada como hoje em dia e os computadores não eram tão bons como atualmente que até em um notebook conseguimos criar boas imagens.

Nesta época os sites e conteúdos em FLASH ainda dominavam.

O que eu e o Daniel pensamos?

Vamos aprimorar os estudos em 3D e trabalhar juntamente com o Flash, para criar um serviço chamado Virtua Imóvel. Via Flash mais os renders estáticos, conseguimos criar um efeito de animação entre os cômodos de um apartamento.

Ficamos uns 6-8 meses estudando, estudando… como se fosse de fato, e era, um período onde nada se poderia fazer ao invés de estudar e polir os conhecimentos. Afinal, o que não tem remédio, remediado esta. Então por que não se aprimorar?

Enfim, tenho no YouTube uma amostra deste estudo. Os projetos reais não podemos mostrar, mas aqui dá para se ter uma boa ideia do que criamos.

Se olharem a data deste vídeo no youtube, eu não deixo mentir: Agosto de 2009 😉

Bem, após o projeto e o formato pronto, nós tínhamos um pacote completo: imagens 3D, mais o sistema VirtuaImóvel.

Enfim, muito empolgados, começamos a prospectar várias empresas e escritórios.

Todos adoraram, mas acredite: NENHUM DE FATO FECHOU com a gente…

Mas ai que vem: EM 2010 QUANDO A ECONOMIA MELHOROU, começamos a receber telefonemas das empresas falando sobre o projeto, e do interesse das mesmas.

Fechamos 6 projetos deste, fora os renders em 3D!

banner-lateral-digital-arch-blog-a-arquiteta

MORAL DA HISTÓRIA:

Acreditem quando eu falo que na crise a melhor coisa que você pode e deve fazer, é se preparar!

Olha só, no meu caso, me preparei estudando e criando um serviço, o qual, pós crise, fomos chamados imediatamente. Se não tivesse estudado, pensado, iria passar a crise e nada de novo teria acontecido.

Mas vocês que estão sem emprego, na hora que estiverem preparados, acreditem: SERÃO CHAMADOS!

Eu já falei e repito: a maioria das pessoas não sabem trabalhar corretamente com AUTOCAD, sequer sabem modelar algo em 3D, nem sabem o que é BIM, Revit, como criar animações em Lumion e muito, muito mais.

Veja bem se não estou falando a verdade. Pergunta em sua sala de aula, da faculdade, quantos que de fato, sabem fazer?

E o que mais me assusta: COMO PODEM PAGAR UMA FORTUNA DE FACULDADE E SAIR DE LÁ SEM SABER NADA!!! NADA MESMO!!?? 

 

FRASE DA MIRIAM LEITÃO, JORNALISTA DA REDE GLOBO:

“Mesmo em momentos invernais, é preciso pensar na volta do sol, porque quem corta demais não se prepara para aproveitar as oportunidades quando elas aparecem. Mas este é o tempo mais difícil de tomar decisões. Cortar parece sensato. A partir de um determinado ponto, no entanto, é contrassenso.”

 

Você esta se preparando para a volta do sol?

Sabe, eu descobri que para quem não enxerga esta real necessidade, não adianta: vão só reclamar e vão achar mesmo que só por que tem uma faculdade de arquitetura, o estágio virá rápido e no escritório vão colocar o estagiário no colo, e explicar tudo para ele como se fosse um príncipe.

Quando estas pessoas vão acordar?

Acha mesmo que uma empresa mesmo em tempos de fatura contrataria estagiários sem experiencia sequer em CAD e um programa 3D como o SketchUP?

Imagina na crise!

Pessoal, eu peço a todos. Usem o bom senso e parem de reclamar da vida. Quando vão perceber que só a faculdade não basta? Todos se formam amigos, mas quem pega as vagas, são aqueles que se PREPARAM!

Hoje ainda temos poucos profissionais na área de LUMION, de REVIT,  UNREAL  e até mesmo bons profissionais de AUTOCAD e 3D. Desde 2009 pouca coisa mudou. Hoje vejo estudantes no último ano de arquitetura ainda me pedindo pra fazer renders.

Olha este último trabalho que recebemos aqui, de um aluno nosso, de Lumion:

 

Clique na foto abaixo e veja mais de 40 trabalhos, usando Sketchup, AUTOCAD, VRAY, 3DsMAX e muitos outros:

TRABALHOS-ALUNOS

MURAL DE TRABALHOS DOS ALUNOS

Segue abaixo um vídeo que fiz para todos sobre os resultados de se estudar:

Para aqueles que este texto foi útil e conseguiu trazer para a realidade o que devemos fazer para enfrentar a crise em 2015, conheça a nossa suíte de cursos: www.aarquiteta.com.br

Precisa de um desconto em algum curso? Fale comigo.

Escreva para: luciana@aarquiteta.com.br

Vou ajudar aqueles que querem ser ajudados 🙂

Um beijo,

Luciana Paixão

 

Você também pode gostar de
vida-profissional-do-arquiteto
Dúvidas sobre a carreira de arquitetura

2 Respostas

  1. Oi Querida!
    Conheci seus cursos a pouco tempo, mas ao ler seus textos e ver seus conteúdos ví que era exatamente o que precisava, então depois de um longo período de depressão finalmente percebi que o que precisava era exatamente isso, parar de reclamar, levantar a cabeça, entender o que eu tenho, o que pretendo ter e onde quero chegar… e por fim me dar meios de conseguir.

    Adquiri o Pacote premium e o de Layout, estou em busca de me qualificar melhor e tenho certeza de que quanto mais recursos tiver mais preparada prara alcansar meus objetivos estarei.

    Muito obrigada pelas palavras, estão sendo muito importantes.

Deixe um Comentário