Home > Carreira Profissional > Você tem um emprego na área de Arquitetura?

Você tem um emprego na área de Arquitetura?

///
Comments are Off

Você tem um emprego na área de Arquitetura?

Resolvi escrever este artigo pois como estou diariamente em contato com alunos e profissionais, percebi um assunto comum que me preocupa muito, e eu já escrevi outras vezes a respeito.

A importância em saber mais skills no mercado

Há 8 dias uma grande amiga foi dispensada do seu emprego na área de arquitetura, e ontem quando conversamos, ela me disse que o problema era não conhecer muito sobre as ferramentas usadas na área de arquitetura.

Segundo ela, mesmo antes da crise, ela observava que seus colegas, mais novos inclusive, tinham mais skills do que ela.

Skills significa habilidades. Na faculdade aprendemos as habilidades básicas, porém é incrível como centenas de profissionais acreditam que, apenas com a faculdade, sem nenhuma outra Skill, conseguirá um emprego.

E isto fica provado quando eu falo que a pesquisa da Catho do ano passado é verdadeira, pois eles afirmavam que o profissional de hoje precisa ter mais de 1 skill, ou seja mais de uma habilidade.

As empresas precisam de  pessoas que tenham mais de uma skill. Isto me deixa preocupada, pois as pessoas ainda insistem que devem se especializar apenas em uma área ou ferramenta.

Os tempos mudaram.Consulte seus amigos que estão melhor posicionados no mercado e vejam quantas skills eles possuem.

 

Quais são as Skills básicas para um arquiteto estudante?

skills2

Se você estuda ou já é um arquiteto, precisa aprender pelo menos um programa que lhe ajude a PROJETAR, como Autocad ou Revit.

Ter diferenciais nas questões de Instalações Prediais ou Projetos Executivos também lhe darão skills que hoje são muito procuradas, e absolutamente poucos conhecem.

Um outro grande diferencial hoje são conhecimentos de criação de imagens 3D fotorreais e outros programas de apresentação de projetos em vídeos.

E foi nisso que minha colega pecou. Acabou perdendo o emprego, pois como precisaram fazer cortes e ela não tinha este conhecimento, ficaram com a profissional com mais skills.

Na crise, um profissional que possui mais habilidades, sempre, sempre, terá mais chances e sucesso daquele que não tem habilidades extras. Reforço novamente: até quando sua ficha vai cair para isso?

Você não deve ter tempo e $$ para investir em um curso, mas tem tempo e $$$ para a sua sagrada balada…

Muitas pessoas reclamam por falta de oportunidades como estágio… como pode começar a aprender se as empresas não dão oportunidades, etc?

Sabe quem faz a diferença?

É aquele que não espera nada dos outros, a não ser dele mesmo.

Foi assim que comecei, do zero, com nenhuma habilidade, mas não esperei que as mesmas caíssem em meu colo. Fui atrás de me especializar e só tenho a agradecer onde estou hoje.