Home > Carreira Profissional > Como se tornar um Arquiteto de Sucesso

Como se tornar um Arquiteto de Sucesso

///
Comments are Off

Para se tornar um arquiteto de sucesso no mercado, você precisa desde já tomar os caminhos e as decisões corretas.

Vamos fazer uma análise?

Preste atenção:

Quando você começa uma faculdade de arquitetura, quantos alunos tem na sua sala?

Provavelmente muitos.

Passa um Semestre, quantos alunos ainda têm?

Passa um ano, quantos alunos restam?

Chega-se finalmente no último semestre e você vai observar que nem 20% dos alunos que começaram estão lá, terminando a graduação.

E quantos (se você eventualmente não esteve nesta posição) se formou e no fundo não sabem nada?

São arquitetos que, se alguém pedir-lhes um projeto, não sabem nem por onde começar, pois se formaram com um projeto fraco, com um projeto de TCC feito para uma nota 6,0 e muito provavelmente pediram para quem trabalha com AutoCAD e com 3D fazer as pranchas para a sua banca final.

Mesmo assim. SEMPRE vai ter na sua sala, aqueles 5,6 alunos BONS E DEDICADOS, os quais, somados aos 5 ou 6 alunos das dezenas de faculdades de arquitetura pelo Brasil, vão competir entre si, para um estágio, ou pelo primeiro emprego.

Tenho um amigo que costuma dizer que como tem muita gente neste país, estudando e fazendo de tudo, que se você sacudir uma árvore, vai cair “de monte” bons profissionais, não importando a área.

E é verdade. Apesar de tudo o que eu escrevi acima, ainda assim, tem muita, muita gente boa que vai concorrer com você, seja qual for a profissão escolhida.

Com isso, quero que entenda e aceite que, não é mais do que a sua obrigação seguir os passos abaixo, caso queira ser um arquiteto de sucesso.

1. Em qualquer fase de uma carreira o trabalho excepcional é a chave para o sucesso

O bom trabalho transcende as barreiras iniciais de qualquer profissão. Isso não significa que você tem que ser um projetista nato. Podemos ter um arquiteto talentoso, mas relaxado, desorganizado.

Por outro lado, podemos nos tornar um bom arquiteto que gerencia e cuida de todos os processos de maneira excepcional.

Você não precisa ser um projetista incrível para ser um arquiteto de sucesso. Você tem que ser excepcional em algo que os seus futuros clientes desejam, ou seja, gestão, habilidades interpessoais, negócios, design, etc …

 

2. Um bom portfólio e um currículo online vai lhe dar muita vantagem

Aprenda a criar algo que é exclusivamente seu, com a sua personalidade e não como todos os outros.

Certifique que além de ter a sua personalidade, ele estará muito bem feito e adaptado a nossa realidade online.

Caso contrário, vai cair na mesmice…

3. Um arquiteto de sucesso sabe usar os programas mais usados na área

Para que um dia, um arquiteto de sucesso possa “mandar” seu estagiário ou seu funcionário transcrever seu projeto em um desenho 2D ou criar um desenho em 3D, ele com certeza já ralou e aprendeu muito sobre os programas utilizados para projetar – o inicial seria o AutoCAD.

Depois dele, um grande diferencial é saber trabalhar com o Sketchup.

Mas você pode ir mais além, entender que existe muito mais que estes dois programas obrigatórios.

Programas de criação de vídeos arquitetônicos como o LumionUnreal são ferramentas que podem encantar e decidir um projeto frente a uma concorrência, encantar o seu chefe ou o cliente do seu chefe… e por que não o seu cliente?

Aprenda o quanto antes a dominar estes programas.

4. Faça os contatos certos (NETWORK)

Para entrar e prosperar em um escritório de arquitetura, você precisa se relacionar bem. Fazer Networking significa ser uma pessoa legal. Manter contato. Acompanhar e mostrar interesse. Frequentar eventos e workshops para aumentar seus contatos. Ligar para as pessoas. Ou seja, procure ser amigável.

Isso pode não significar um trabalho, mas vai significar um contato, amizade, relacionamento de aprendizagem, mentor e talvez algo mais valioso a longo prazo – uma pessoa que irá recomendá-lo para um emprego que você nem poderia imaginar.

Nunca se sabe, mas este tipo de comportamento com certeza faz parte de quem é um arquiteto de sucesso.

5. Seja persistente

Este subtítulo já fala por si!

6. Ganhe experiência através dos primeiros anos de trabalho pesado

Os estágios vão pagar suas dívidas e te ensinar muito, mas muito mesmo. Aproveite este tempo da sua vida assimilando conhecimento, estudando ao máximo e se relacionando. Esta base é essencial.

7. Seja paciente

O arquiteto escreve, gera visualizações 2D e 3D dos projetos, gerencia projetos, gerencia escritório, gera especificações, cria contratos, relaciona-se com clientes, faz marketing e acompanha obras.

Se você tem vontade de ser um arquiteto de sucesso, você precisará entender e conhecer estes processos.

Por isso, seja paciente para aprender cada um destes processos. Conhecer estes processos faz muita diferença entre um arquiteto comum e um arquiteto de sucesso.

8. Encontre um bom chefe

Se você trabalha para um arquiteto que valoriza a delegação de afazeres, eles precisarão confiar em você mais rapidamente e, você fazendo a sua parte, ganhará mais rapidamente esta confiança.

Com confiança, novas muitas portas se abrem. Um bom chefe perceberá rapidamente suas qualidades e investirá em você. Procure conhecer com quem vai trabalhar.

9. A dura realidade sobre a arquitetura

Existe uma verdade: todo mundo precisa de um arquiteto, mas nem todo mundo pode pagar por um.

Você projeta aquela casa dos sonhos, aquele projeto de interiores maravilhoso, que custará para o cliente (óbvio não só o projeto, mas todo o material, mão de obra, decoração, etc) R$ 500.000 mil.

Ai te pergunto:

O seu cliente vai pagar?

Na teoria tudo é muito bonito, mas a realidade é dura e binária: Sim ou Não.

Por isso, procure sintonizar com clientes e pessoas que, de fato, farão o seu projeto se tornar realidade.

10. O boca a boca é importante e a sua reputação conta muito

Trabalhe e se relacione bem para que as portas estejam sempre abertas pra você. Você não imagina como uma boa reputação abre portas. E como uma má reputação acaba com a sua carreira.

11. Assumir muitas responsabilidades e dar conta delas

Às vezes as responsabilidades virão de vários locais: estágio, projetos, TCC, tudo ao mesmo tempo.Enfim, quando isso acontece é muito duro… mas com certeza lhe fará ser um arquiteto cada vez melhor, até se tornar um arquiteto de sucesso.

Dicas finais:

Como tudo na vida, tudo começa no… começo!

Por isso, se você está começando, concentre-se nos 3 primeiros itens e se dedique a eles. O restante virá como fruto do seu trabalho.