Home > Carreira Profissional > Como se preparar para o estágio nos Escritórios de Arquitetura.

Como se preparar para o estágio nos Escritórios de Arquitetura.

ban skt

Caros amigos e companheiros de profissão!

Uma das coisas que me dá mais prazer nesse meu trabalho é o fato de saber, que minhas modéstias dicas culminam de certa forma em auxilio nos estudos e na carreira de vocês.

Assim como vocês, um dia eu também comecei do zero, sem conhecimentos de nada na área, sem saber nem ao menos por onde começar, tudo que tinha era muita juventude e muito mais ainda vontade de começar a trilhar a estrada do saber, e tudo que eu tinha eram as orientações dos professores da faculdade ou do curso técnico. Vejam o artigo que escrevi sobre essa experiência do CURSO TÉCNICO.

Quando comecei na profissão não comecei como Arquiteta, comecei como Técnica em Edificações. Foi aí que nasceu meu amor pela Arquitetura, foi amor a primeira vista! As aulas de desenho arquitetônico com esquadros e réguas apesar de serem trabalhosas na época eram motivo de orgulho!

Uma prancha toda trabalhada no Nankin era quase uma obra de arte! O único lugar onde me foi ensinado algo sobre PROJETO DE PREFEITURA foi no curso técnico, na faculdade praticamente passaram batido, pois o foco era projetar e não se ater tanto a normas ou legislação apesar de sempre nos pedirem que tivéssemos atenção a esse assunto.

Em fim, depois do curso técnico veio a faculdade, e então veio o tempo dos estágios e novas experiências…

Comecei estagiando em um escritório de arquitetura aqui da minha região, como a maioria de nós, começamos no desenho arquitetônico copiando e passando projetos para o AutoCAD, pois na época poucos sabiam trabalhar na ferramenta, tinha feito um curso básico no Senai muito antes e já estava dando aulas na faculdade para os colegas de sala desde o primeiro ano.

Quando comecei a estagiar nada era tão misterioso pra mim, como contei pra vocês no post sobre os CURSOS TÉCNICOS, perto dos colegas de sala eu era um gênio somente por já trabalhar com linhas e esquadros um pouco antes deles. Acredito que começou aí a veia pelo ensino aos colegas.

 Era um desespero ver tanta gente mal preparada mas com muita vontade de aprender. Queria poder ajudar a todos mas eu era uma só! Não dava pra dar atenção a todos. Eu gostava muito ajudar, e gostava ainda mais quando via o resultado  nos trabalhos…

Foi durante a faculdade ainda, depois de já alguns anos já trabalhando nesse escritório que comecei o curso de PROJETOS DE PREFEITURA, o vídeo curso que veio depois ajudar muitos colegas. Um curso de AutoCAD geralmente ensina a usar as ferramentas isoladamente e só, e o que eu ensinava era de certa forma aplicado no que realmente interessava que era criar projetos, plantas, desenhos… e não peças mecânicas como era o foco dos cursos de AutoCAD, mas projetos nos formatos de aprovação em prefeitura. Isso sim ninguém ensinava! E esse foi o diferencial do curso.

Tanto que alguns chegaram a fazer um pré-estagio comigo, mesmo que brevemente para poder aprender de forma direcionada o que eles precisavam saber para poder procurar por estagio em um escritório legal ou mesmo crescer nos seus empregos.

Quando decidi deixar o escritório eu precisa deixar alguém no meu lugar e o curso foi uma mão na roda pra nova estagiaria. Deixei o curso com ela e em uma semana ela já estava desenvolvendo tudo sozinha. Não tem segredos! O projeto de prefeitura é uma técnica e uma vez que se aprende, já era! È só replicar sempre em todos os projetos com a mesma finalildade!

1

Planta de Projeto de Prefeitura.

A gente sabe que tem muita empresa que precisa de estagiário mas elas querem que eles já saibam tudo! Estagiario tem menor salário, menos despesa porém não pode ter menos conhecimento! Aproveitam da necessidade profissioanal para usar mão de obra de baixo custo exigindo muito!

Então a dica que eu deixo nesse post é: CONHEÇAM O CURSO EM DVD ou o E-BOOK PROJETOS DE PREFEITURA, o conteúdo desse material é exclusivo e até onde sei, não tem nada parecido. E ele ajuda muito aos estudantes, pois com ele eu ensino o que só se aprende na vida profissional, com a prática. É um investimento que você vai levar pra vida toda! Esse é o primeiro passo, em breve darei mais dicas de como começar no estágio.

Veja também o artigo que preparei sobre O QUE É UM PROJETO DE PREFEITURA e entenda mais sobre o assunto, alias aqui no blog tem muitos artigos sobre o assunto, procure pela  CATEGORIA DO ASSUNTO que vocês verão!

livroFormato do e-book

Espero que aproveitem as dicas, muitos do quese valeram delas se beneficiaram.  Compartilhem com seus colegas, eles podem precisar também!

Para acompanhar meu trabalho e ficar por dentro das dicas da A Arquiteta, bem como de novos cursos, tutoriais e e-books, você pode se inscrever em nosso site assinando o informativo no www.aarquiteta.com.br/loja

Você pode também se inscrever aqui no blog, em um campo aqui na barra lateral a sua direita na parte superior pra sempre receber as novidades direto em seu e-mail em www.aarquiteta.com.br/blog

Curtindo também a minha página no Facebook você também fica por dentro dos assuntos de maior ibope: https://www.facebook.com/Aarquiteta

E assinando o meu canal do youtube você recebe as notificações de novos videos que disponibilizo para voces: http://www.youtube.com/user/lucpaixao

Seguindo esses passos estaremos sempre em contato!

Bons estudos, bons projetos e muito bons negócios!

Luciana Paixão

A Arquiteta

ban 3ds

Você também pode gostar de
As novas demandas no mercado de trabalho na construção civil

Deixe um Comentário