Home > Carreira Profissional > Como escolher a melhor faculdade de arquitetura.

Como escolher a melhor faculdade de arquitetura.

///
Comments are Off

Neste artigo vou te auxiliar em como escolher a melhor faculdade de arquitetura e mostrar por que as Top listas não vão te ajudar muito.

Vou começar pedindo que você faça uma busca rápida no Google sobre a melhor faculdade de arquitetura e você vai encontrar muitas opiniões e idéias diferentes sobre porque faculdade X ou faculdade Y é a melhor.

Existem diferentes tipos de faculdades de arquitetura e diferentes tipos de pessoas, por isso é impossível dizer que uma é melhor que a outra.

Neste post eu não vou argumentar sobre qual é a melhor faculdade de arquitetura para você tentar entrar, mas vou te ajudar a identificar o que elas podem ou não oferecer. Ou como você poderá ir atrás destas informações básicas para auxiliar em sua escolha final.

Podem haver algumas generalidades com base na minha experiência com algumas faculdades, mas isso não significa necessariamente ser de concordância com a experiência de todos. Por isso você deve realmente formar uma opinião para si mesmo.

Faculdade de arquitetura pública x privada

Bem, vamos lá: as faculdades de arquitetura públicas são instituições financiadas pelo Estado que oferecem educação gratuita, ou através de uma taxa básica.

As faculdades de arquitetura privadas receberão o seu financiamento através de mensalidades, doações e outras fontes.

A decisão entre estes dois tipos de instituições normalmente se resume a custo versus qualidade de ensino.

Em arquitetura no entanto, se você passa para uma instituição pública não significa que vai receber uma educação “pior”. Na verdade, várias faculdades públicas têm uma nota de classificação mais elevada do que muitas faculdades de arquitetura privadas.

Eu, pessoalmente, fiz meu curso em uma faculdade particular e tirando os custos não posso dizer que uma faculdade de arquitetura pública não iria fazer uma diferença gritante em meu aprendizado.

Sua escolha, essencialmente, dependerá de onde você mora e onde você quer estudar (no estado ou fora-do-estado), se você pode obter bolsas de estudo ou quanto você poderá gastar/investir em sua educação.

Filosofia de Design

Além das questões da faculdade de arquitetura pública ou privada, temos também que observar a filosofia de cada campus. Cada faculdade terá um foco particular da sua missão e valores que elas estão interessadas a ensinar.

Geralmente essas escolas se dividem em duas categorias: escolas de design vs. escolas técnicas.

Há prós e contras em cada uma, e várias opiniões diferentes sobre elas.

Muitas pessoas sentem que as faculdades que reforçam o design permitem que o aluno pense mais livremente exercitando assim uma alta capacidade de criação que vai ajudar até um outro profissional que sabe mais sobre as técnicas aplicadas de arquitetura no dia a dia. Assim, a experiência de ambos pode gerar uma força diferenciada na combinação: criação mais execução.

As faculdades mais “técnicas” produzem estudantes que estão melhor preparados para contribuir realmente com a execução e realização dos projetos conceituados.

Há também muitas faculdades que mesclam estas duas categorias. Você deve visitar as faculdades que você está interessado e procurar saber se você pode assistir uma aula para começar a ter uma sensação real para que “lado” a faculdade pesa mais.

Com base nesta sensação e de acordo com a sua missão e valores, e em qual “lado” você tem mais interesse em atuar, você terá condições de decidir onde quer cursar arquitetura.

Outros Critérios

Há outros critérios que podem ser igualmente tão importantes na escolha de uma faculdade de arquitetura, como o campus, a atmosfera do local e as opiniões de ex-alunos. O campus é importante porque você ficará muito tempo por lá, ao menos 5 anos.

Outro critério a colocar na balança é se você não abre mão de estar em uma faculdade badalada ou se está interessado em ter uma experiência de estudo integral, onde poderá apenas estudar a noite.

Como disse acima, você vai ficar muitos anos na faculdade que escolher, então certifique-se que é um lugar que você vai gostar de estar.

Buscar ter contatos de antigos alunos é importante quando se tenta encontrar trabalho e começar o seu estágio ou conseguir o seu primeiro emprego na área.

Opiniões de outras pessoas

Há muitos critérios que você deve adotar para decidir qual faculdade de arquitetura é a melhor para você, mas se você é como a maioria das pessoas e quer ver no Google os rankings, então vamos lá: os critérios que as publicações online usam para decidir qual faculdade é a “melhor” são diferentes, então tenha sempre isso em mente, ok?

A publicação mais comumente citada que classifica escolas de arquitetura é o Guia do estudante, onde você pode ver por si mesmo como eles classificam as escolas. Seus rankings estão resumidos abaixo:

Top 8 Faculdades de Arquitetura do Brasil, segundo o guia do estudante da Abril

Faculdade Estrelas
(BA) Salvador – UFBA ★★★★★
(MG) Belo Horizonte – UFMG ★★★★★
(PE) Recife – UFPE ★★★★★
(RS) Porto Alegre – PUCRS ★★★★★
(RS) Porto Alegre – UFRGS ★★★★★
(SP) Campinas – Unicamp ★★★★★
(SP) São Carlos – USP ★★★★★
(SP) São Paulo- USP ★★★★★

 

Como pode ver, as razões para a escolha de uma faculdade de arquitetura são muito vastas e só você pode decidir.

Se você estiver interessado em aprender mais sobre as faculdades, visite seu site ou o campus e tome uma decisão com o maior número de informações possíveis.

Boa escolha e sucesso nos estudos!