Home > Carreira Profissional > 10 PASSOS PARA DESCOBRIR SE ARQUITETURA É O CURSO CERTO PARA VOCÊ

10 PASSOS PARA DESCOBRIR SE ARQUITETURA É O CURSO CERTO PARA VOCÊ

///
Comments are Off

Curso de Arquitetura. Está em dúvida? Precisa descobrir e ter certeza se arquitetura é o curso certo para você?

Então siga esses passos. E receba nosso bônus no final do post!

 

1- Responder para si mesmo os motivos porque escolheu arquitetura

O primeiro passo para descobrir se arquitetura é para você, é entender o motivo pelo qual você está cogitando fazer o curso, ou o motivo que te fez entrar no curso, caso você já esteja na faculdade.

Faça uma lista dos motivos, entenda quais são seus sonhos, suas preferências e  o que te levou a se interessar pela área.

2- Solucionar as principais dúvidas sobre o curso de arquitetura

Você tem dúvidas sobre o curso? Imagino que sim, afinal todos temos.

Ainda se sente inseguro sobre as dúvidas mais comuns?

Dúvidas como: Tem muita matemática? / Precisa saber desenhar?

Essas são as dúvidas mais comuns em relação ao curso, muitas pessoas deixam de cogitar arquitetura pelo medo da matemática ou por acreditar que não possui talento para desenhar.

E muitas vezes essas dúvidas acabam minando e fazendo com que a pessoa desista da arquitetura antes mesmo de começar.

Então busque resposta para essas dúvidas, e todas as outras que você possuir.

3- Conhecer e entender a relação das matérias do curso

O curso de arquitetura não é um curso convencional, é um curso muito amplo, abrangendo matérias desde exatas, sociais, humanas e artísticas. É um curso que possui uma diversidade de conteúdo, variando entre o técnico e o artístico. Mas tudo isso deve ser entendido e aplicado na atuação do arquiteto.

Dessa forma é muito importante entender a dinâmica do curso, como ele relaciona áreas tão distintas e como isso pode resultar em um único produto: o projeto.

Por esse motivo é ideal que você entenda quais matérias gosta e quais não gosta, e descubra como você irá lidar com essa variedade de conteúdo.

Pois um dos maiores problemas da faculdade de arquitetura é o aluno gostar de áreas exclusivas, sempre beirando os extremos, ou técnico demais ou artístico demais. E isso afeta o desempenho durante a faculdade e no futuro a atuação como profissional.

4- Descobrir as principais dificuldades do curso e se imaginar nas situações

Toda faculdade possui suas dificuldades, umas mais outras menos. Isso também irá variar muito de pessoa para pessoa.

Entretanto a faculdade de arquitetura possui algumas características próprias. E que afetam a maior parte dos estudantes, independente das pessoas.

Dificuldades como a realização de projetos em grupo, a quantidade de trabalhos e projetos para uma mesma semana, a diversidade de matérias e conteúdos de diversas áreas para assimilar, as noites em claro projetando, os atendimentos de projeto com os professores, a necessidade de aprender softwares e fazer cursos fora da faculdade, entre outros.

O ritmo é totalmente diferente do ensino médio. A arquitetura exige a nossa energia criativa e também a nossa energia em executar os trabalhos. Somado a tudo isso a nossa habilidade de se relacionar e trabalhar em grupo.

Todas essas dificuldades podem variar de pessoa para pessoa. Entretanto posso afirmar que não vi ninguém que tenha saído ileso de todas elas. Por isso, estejam preparados para encará-las.

5- Entender como encarar a faculdade de arquitetura

Depois de entender como funcionam as matérias do curso e ter conhecimento das principais dificuldades do curso, é a hora de decidir como agir em relação a isso.

É a hora de refletir como é a estrutura da faculdade de arquitetura e analisar como é o seu estilo e suas preferências, se você e a faculdade são compatíveis.

Entender como é a melhor forma de encarar a diversidade de conteúdo e de lidar com as dificuldades dos projetos, trabalhos em grupo, criatividade, profissionalização fora da faculdade.

É totalmente importante se sentir confiante e disposto a encarar esses desafios. E no decorrer do caminho poder desfrutar da sensação de estar no curso certo. E sentir o amor pela arquitetura.

6- Solucionar as principais dúvidas sobre a profissão do arquiteto

Uma das coisas mais comuns que existem é a dúvida que existe entre a diferença entre engenheiros e arquitetos, ou até mesmo a diferença entre arquitetos e decoradores.

É totalmente inadmissível entrar na faculdade de arquitetura com essas dúvidas. Isso é um dos maiores erros que as pessoas podem cometer. Pois entrar em uma faculdade acreditando ser algo que não é pode ser um grande problema.

Além da decepção com o passar do curso, os problema começam a aparecer, a dificuldade em lidar com as matérias ou até mesmo a falta de vontade em frequentar o curso.

Por isso antes descubra qual a diferença entre arquitetura, engenharia e decoração. Entenda cada uma delas e analise qual você se identifica.

7- Entender perfeitamente o que faz um arquiteto

Esse é um dos principais passos, tanto para os que buscam entrar na faculdade como também para os que já estão no curso.

Você precisa saber exatamente o que faz um arquiteto, você precisa descobrir se realmente deseja fazer isso.

Ainda que a profissão do arquiteto seja muito ampla e existam muitas áreas e atividades que possam ser realizadas, é muito importante que você entenda quais são e descubra quais gostaria de realizar.

Pois você pode vir a descobrir que talvez não quisesse necessariamente ser arquiteto, talvez desejasse ser um decorador ou designer de interiores, e logo não teria necessidade de cursar a faculdade de arquitetura para poder atuar nessas áreas.

8- Conhecer as principais áreas de atuação do arquiteto

Esse passo complementa o passo 7. Afinal é importante saber o que faz um arquiteto e saber em quais áreas atuar. Em que tipo de atividades você poderá desempenhar seu papel de arquiteto.

Saber o que um arquiteto pode ou não fazer irá te encaminhar para o próximo passo que é: onde atuar? Em qual área?  Projeto? Urbanismo? Paisagismo? Obras?

Existe uma infinidade de atividades que podem ser realizadas por arquitetos. Desde as mais criativas e artísticas até as mais burocráticas e técnicas. Tem para todos os gostos.

E mesmo que você talvez já tenha uma ideia de qual área quer atuar. É importante conhecer um pouco de todas as outras. Afinal são mais possibilidades. E conforme a necessidade você poderá precisar ou desejar realizar atividades diferentes da que já havia escolhido.

9- Pesquisar e descobrir as novas atuações do arquiteto

Esse passo é a sequência dos dois anteriores. Afinal a cada dia surge uma nova tecnologia ou uma nova atividade. E a arquitetura não está fora disso.

Além das diversas atividades que o arquiteto pode realizar, determinadas por lei, novas oportunidades surgem a todo o momento. Novas modalidades de carreira e atuação.

Gerente de mídias sociais para arquitetura, produtor de conteúdo digital, programador de games e cenários para realidade virtual. Entre outras.

O segredo é manter-se atualizado e aberto as oportunidades.

10- Avaliar se seus motivos estão de acordo com os itens anteriores

Depois de realizar todos esses passos, compare seus motivos com todas as respostas.

E agora já sabe se arquitetura é para você?

Parece um pouco difícil, não? Concordo, não são passos tão simples. Mas nada que uma pesquisa bem detalhada e completa não resolva. Na internet temos disponíveis grande parte dessas informações, espalhadas por ai, algumas não tão corretas, outras exatas e confiáveis. Basta procurar e se informar.

Imaginem ter todas essas respostas reunidas em um único lugar, já facilitaria não?

Foi então que percebi, durante minha experiência no canal, que poderia ajudar as pessoas a descobrirem se arquitetura era realmente o curso ideal. E melhor que isso, ajudar elas a se encontrarem dentro do curso.

Além de todas as perguntas respondidas, proporcionamos também a oportunidade de você vivenciar um pouco do que será o curso de arquitetura, a oportunidade de você se imaginar dentro do curso e das situações.

E não só para quem ainda não entrou na faculdade, mas para você que já está no curso, mas ainda se sente completamente perdido. Imagine a oportunidade de analisar e entender o curso de forma estratégica imagine poder ter um roteiro para te ajudar a encarar os 5 anos de faculdade. E, além disso, ter um conteúdo sobre a profissão, desmistificando as dúvidas sobre salário, atribuições do arquiteto e as áreas de atuação.

Pois nós do Arquitetura Na Nuvem tivemos a ideia de não só responder essas perguntas, mas também contar a nossa experiência durante a faculdade. Todas as dificuldades, desafios e a nossa estratégia de como encarar o curso e ter sucesso.

Reunimos todo esse conteúdo no nosso e-Book: Arquitetura é Para Mim?

E além do e-Book, produzimos um Bônus, com algumas perguntas e pequenos fragmentos do e-Book, para responder as 4 principais dúvidas sobre: matemática, desenho, decoração e engenharia. O Bônus é gratuito e para receber basta enviar seu e-mail através de alguma das redes sociais do Arquitetura na Nuvem.

O e-Book conta com 4 capítulos e 55 páginas. Além de dicas específicas e a história do Arquitetura na Nuvem. O valor do e-Book é 14,90. E ao adquirir você terá direito a acessar um grupo privado e exclusivo do e-Book, para participar das lives temáticas, tirar dúvidas e construir sua networking.

 

LINK DO EBOOK: https://goo.gl/oF3zHv

Qualquer dúvida entre em contato através das redes sociais do Arquitetura Na Nuvem.

E conheçam o canal no Youtube: Arquitetura na Nuvem!

Obrigada