Home > Bibliotecas > Armazém 3D – Como funciona

Armazém 3D – Como funciona

///
Comments are Off

Neste artigo vou falar um pouco sobre como funciona o Armazem 3D e passar algumas dicas sobre blocos 3D para seus projetos.

O Armazem 3D, também conhecido como 3D Warehouse é um grande portal lançado em 2006 com o intuito de armazenar conteúdos modelados em 3D para o uso principal do Sketchup.

Este conteúdo é criado por milhares de usuários em todo o mundo que compartilha seus trabalhos através desta plataforma.Os modelos do Armazém 3D permitem carregar, pesquisar, navegar, visualizar e fazer o download de modelos do SketchUp.

Assim como você faz uma pesquisa do Google, basta digitar algumas palavras-chave e o Armazem 3D mostrará todas as suas opções. Uma vez que você achou o seu modelo, basta importá-lo para o programa e começar a usar.

warehouse-3d

Armazem 3D – Alguns Dados

  • Existem mais de 2.2 milhões de modelos 3ds para download;
  • Em 2015, o Armazém 3D tinha mais de 1.7 bilhões de page views;
  • A média Global de duração média das visitas são de 11 minutos;
  • O Armazém 3D tem em média 7.7 milhões de visitas e mais de 23 milhões de buscas mensais.

O que devemos saber e cuidados com o uso dos blocos 3D

Como cada pessoa modela da sua forma, cada objeto 3D é único.Não falo pelo seu design, mas pelo processo usado para modelamento do mesmo.

Muitas vezes enxergamos “buracos” no 3D quando rotacionamos ele, ou até problemas de travamento do programa e algumas dificuldades de renderizar os objetos no caso de estar usando algum programa para criar imagens 3D realistas como o V-Ray por exemplo.

Outro grande problema é o tamanho dos blocos 3D. Fique muito atento pois seu arquivo final poderá ficar muito pesado e muito difícil de manipular, justamente por causa do tamanho conjunto de objetos que você importou para o seu projeto.

Sabendo disso, precisamos ter algumas referencias, dentro do Armazem 3D, de artistas que seguem uma qualidade boa para seus modelos.

Exemplo: A Biblioteca do Tiago Crisostomo

Fabricantes oficiais e designers

Muitos modelos de edifícios reais podem ser encontrados no Armazém 3D. Atrás deste volume de objetos estão duas entidades: os fabricantes que tornam seus móveis e produtos disponíveis tanto como um serviço para designers ou para obter colocação de produtos em modelos de construção e os milhares de designers  que orgulhosamente publicam seus portfólios 3D em fóruns on-line, como SketchUp Comuninity e SketchUpdate.

Para melhorar o engajamento entre esses usuários dentro da plataforma do Armazém 3D, a Trimble adicionou recentemente recursos sociais.

Como a maioria das publicações on-line e sites de mídia social, o Armazém 3D agora oferece comentários para os modelos em sua biblioteca.

Os membros podem ativar mensagens privadas e personalizar seu perfil de usuário com links para sites pessoais ou de negócios e contas de mídia social. Eles também podem criar um portfólio pessoal de Armazem 3D com um URL personalizado.

Quero o modelo, mas não uso o Sketchup

Muitas pessoas gostam de um determinado modelo, porém querem usar ele em outros programas, como o 3dsmax, Archicad, Lumion ou até usar para o uso de games na Unity ou Unreal Engine.

Nestes casos, temos que tomar um cuidado ainda maior, pois na exportação de uma extensão de um arquivo para outro, o bloco pode ficar muito maior e exportar com erros.

Existem aulas que explicam inclusive como otimizar estes 3Ds para o uso dos mesmos para a criação de jogos, usando por exemplo a Unreal Engine.