Home > AutoCAD > Aprenda a desenvolver seu TEMPLATE no AutoCAD

Aprenda a desenvolver seu TEMPLATE no AutoCAD

Olá meus caros alunos,

Ando muito inspirada na criação de novos artigos e nesse de hoje venho com uma dica muito bacana!

Como você pode criar o seu próprio TEMPLATE no AutoCAD.

Que atire a primeira pedra quem nunca, ao iniciar a um novo projeto no AutoCAD, abriu um arquivo existente com conteúdo existente já todo pré-configurado  para “copiar” as informações de forma a transportar o seu padrão de layers, estilos de cotas, estilos de linhas, configuração de escalas, hachuras, notas de projeto, quadro de iluminação e ventilação, quadro de esquadrias e etc para o seu novo trabalho, já que o arquivo padrão NOVO do Autocad,  não lhe atende quanto a essas configurações, não é verdade?

Lembrando que poderá baixar o Autocad grátis aqui e que estas dicas rodam nas versões mais antigas do Autocad como o Autocad 2015, Autocad 2014, etc. E não esqueça de fazer os downloads grátis que a nossa loja oferece 😉

O que você provavelmente talvez não saiba é que você pode ter as suas próprias informações de padrão salvas em um arquivo novo e zero km como se fosse do AutoCAD direto no programa, disponível para você utilizá-lo a qualquer momento sem que haja necessidade de você copiar trechos do seu projeto para o seu novo arquivo.

Esse arquivo existe e chama-se TEMPLATE! Você pode guardar informações de configuração ou até mesmo trechos ou desenhos inteiros, blocos de folhas, legendas, anotações e tudo mais que para você for padrão no modo em que você trabalha!

Você pode criar um TEMPLATE do zero ou adotar um TEMPLATE de alguém ou ainda modificar um TEMPLATE o qual você simpatiza adaptando-o para as suas necessidades, essa é uma prática muito comum entre os usuários de vários programas.

Você pode também criar um TEMPLATE para cada assunto como Interiores, Projeto Legal, Instalações e etc sem nenhum problema, ao invés de criar um único TEMPLATE.

Como fazer um bom TEMPLATE?

deve conter as layer padrão estabelecidos pela Asbea: Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura de modo que os escritórios possam ter como base uma única linguagem de aplicação das camadas dos elementos gráficos dos desenhos.

Além das layers outro item que você deve deixar pronto as configurações de cota segundo a ABNT.

Outro item que você pode deixar já configurado para uso direto no seu TEMPLATE, sem que haja necessidade de você busca-lo em sua biblioteca a cada novo trabalho são as folhas nos formatos ABNT, com seus carimbos ou legendas já prontinhas para o seu uso, assim como as notas de projetos e quadros.

template

Exemplo de Arquivo novo: TEMPLATE PREFEITURA LUCIANA PAIXÃO

Se em seu projeto de fundações por exemplo você sempre utilizar m bloco de detalhe de fundação, já crie toda a folha padrão com seu bloco, folha, layers e etc para este TEMPLATE, se para um projeto de estrutura por exemplo, você utilizar sempre de um bloco de muro de arrimo, faça o mesmo, crie um outro TEMPLATE para esse assunto e assim por diante.

Nos projetos legais você pode conter também de escada ou qualquer outro, você pode deixa-lo salvo em seu TEMPLATE para que também não seja necessário importar de sua biblioteca a cada vez que for utiliza-lo em seu projeto.

Salvando um template:

Para salvar um TEMPLATE é muito simples, depois de ter configurado todos os itens segundo o padrão desejado, eu sugiro que antes você faça uma revisão dos layers, se estão todos corretos e salve normalmente.

Depois salve por medida de segurança faça uma cópia de todo o seu projeto com um novo nome e em outro lugar, para evitar “acidentes”. Somente depois apague da área do model todos desenhos e deixe somente na área do layout a folha padrão com o que você deseja que apareça no TEMPLATE como blocos, notas e quadros.

 Ao salvar novamente você vai escolher a opção File >Save as buscando a extensão .dwt a seguir atribua um nome a ser arquivo, sugiro também que utilize dos nomes de armazenamento Asbea para o projeto de prefeitura o nome fica: TEMPLATE-ARQ-PL-R00.

 Feche este arquivo e faça a prova dos 9! Busque pelo TEMPLATE em File >New e em observe na lista de TEMPLATEs existentes se o arquivo que você salvou anteriormente está lá.

save

Salve seu arquivo escolhendo a opção de extensão .dwt

Sendo assim sempre que você for iniciar um novo projeto você deverá somente selecionar o seu TEMPLATE e tudo o que foi configurado anteriormente estará ali.

Para quem adquirir o meu novo curso 5×1 de AutoCAD 2015 Projetos de Prefeitura, leva de presente o TEMPLATE para os projetos legais com os itens de arquitetura e de aprovação em prefeitura pra você utilizar em seu projeto! Ele já vem com todos esses itens que eu mencionei anteriormente e ainda com uma folha padrão prefeitura Paramétrica, com os formatos ABNT em um único bloco! Essa folha é o máximo!

comercial

Imagem do projeto comercial para projeto de prefeitura

Em um primeiro momento eu compilei em um único arquivo base com todos os desenhos dos projetos modelos de prefeitura para você só se “inspirar” e adaptar o seu projeto pessoal para o formato prefeitura da sua cidade.

E a partir daí criei o TEMPLATE que você poderá perfeitamente adaptar para as suas necessidades, lembrando que praticamente mais que 90% do que você precisa informar em seu projeto já está a sua disposição de forma simples e direta.

projetos modelo

Imagem do arquivo base com todos os desenhos dos projetos modelos de prefeitura

Além dos blocos dinâmicos e paramétricos EXCLUSIVOS do nosso curso! Você vai desenhar com muito mais rapidez e produtividade:

São blocos extremamente uteis que você pode e DEVE utilizar em seus projetos para economizar tempo no desenvolvimento dos seus desenhos, começando pela Folha Prefeitura Padrão ABNT, portas de abrir, de correr, janelas, linha de chamada, vaga de automóvel, passa prato entre outros!!!

O curso ainda acompanha o e-book Projetos de Prefeitura,  um dos produtos mais procurados pela nossa loja.

Quer conferir e ganhar o TEMPLATE com os recursos avançados? Então vem comigo, que você vai bem!

Tudo o que você precisa saber está tudo reunido neste curso! Assista ao video de apresentação do TEMPLATE:

Acesse www.aarquiteta.com.br para conhecer os nossos cursos ou clique na imagem abaixo para conhecer o conteúdo completo do curso de AutoCAD PREF e aproveite a promoção de lançamento, mas corra pois o desconto é por tempo LIMITADO!!!

curso cad

É isso pessoal continuem me acompanhe no blog pois sempre temos muita informação curso de arquitetura online gratuito e em DVD pra você que quer se manter informado no mundo da Arquitetura.

Para acompanhar meu trabalho e ficar por dentro das dicas da A Arquiteta, bem como de novos cursos livres para arquitetura, tutoriais e e-books, você pode se inscrever em nosso site assinando o informativo no nosso blog no rodapé do nosso site.

Você vai receber material com dicas exclusivas e gratuitas de cursos para arquitetura a distância com exclusividade em seu e-mail, seremos seu guia do estudante.

Seguindo esses passos estaremos sempre em contato.

Bons estudos, bons projetos e muitos bons negócios!

Luciana Paixão

A Arquiteta

Blog: www.aarquiteta.com.br/blog

Facebook: www.facebook.com/aarquiteta

Instagram: www.instagram.com/aarquitetablog

Youtube: www.youtube.com/lucpaixao

Você também pode gostar de
Cursos Livres de Arquitetura
Cursos livres de Arquitetura, Engenharia e Design de Interiores
Como calcular a quantidade de telhas para telhado
Como Calcular Consumo de Pisos e Azulejos
Palestra CONBIM “Como abrir seu escritório de arquitetura” – A Arquiteta

Deixe um Comentário